PL do Ceará está dividido entre opositores bolsonaristas e parlamentares governistas

Yury do Paredão, eleito deputado federal pelo PL, ao lado do presidente Lula. Foto: Reprodução/Instagram

O presidente estadual do Partido Liberal (PL) no Ceará, o prefeito Acilon Gonçalves, tem pela frente a missão difícil de harmonizar os ânimos dentro da sigla, formada por parlamentares aliados das atuais gestões e bolsonaristas de oposição. Na Capital cearense é onde a situação está melhor para quem defende a gestão do prefeito Sarto. Dos seis vereadores do PL, quatro deles fazem parte da base governistas.

São aliados do prefeito Sarto os liberais Ana Aracapé, Bruno Mesquita, Pedro Matos e Tia Francisca. Do outro lado estão os bolsonaristas Priscila Costa e Inspetor Alberto. Apesar de estar alinhado com as pautas do ex-presidente Jair Bolsonaro, Alberto tem se aproximado da gestão Sarto e agora faz parte da chamada “bancada independente”, juntamente com Priscila.

Das principais casas legislativas em que o PL tem representantes, oito deles estão alinhados com o governo de plantão e sete fazem oposição. Diferente da Câmara Municipal de Fortaleza, na Assembleia Legislativa o governador Elmano de Freitas conta com o apoio apenas de Marta Gonçalves, esposa de Acilon Gonçalves. Dra. Silvana, Alcides Fernandes e Carmelo Neto, todos bolsonaristas, fazem oposição ao Governo petista.

Na Câmara Federal, a situação dos membros do PL está da seguinte forma: André Fernandes e Dr. Jaziel não abrem mão da oposição aos governos Lula e Elmano.Por outro lado, Yuri do Paredão tem sinalizado alinhamento com as gestões do PT, inclusive, sendo criticado por apoiadores e correligionários por ter feito foto ao lado do presidente da República.

Já Júnior Mano, vice-presidente do PL estadual, atua de forma mais pragmática, evitando confronto com o Governo. Esses dois, ao lado de Matheus Noronha, votaram a favor da reestruturação dos ministérios do presidente Lula, o que também gerou críticas de correligionários. O líder da oposição na Câmara Federal, Carlos Jordy, chegou a dizer que os três seriam punidos pela ação.

Bancada Cearense na Câmara Federal
Governistas
Júnior Mano, Yuri do Paredão. Matheus Noronha

Bolsonaristas
André Fernandes, Dr. Jaziel

Câmara Municipal de Fortaleza
Aliados do prefeito Sarto
Ana Aracapé (presidente municipal PL Fortaleza)
Bruno Mesquita
Pedro Matos
Tia Francisca

Bolsonaristas –
Inspetor Alberto
Priscila Costa

Assembleia Legislativa
Aliada do governador Elmano
Marta Gonçalves

Bolsonaristas de oposição
Dra Silvana
Alcides Fernandes
Carmelo Neto

Bancada Cearense na Câmara Federal
Governistas
Júnior Mano, Yuri do Paredão. Matheus Noronha

Bolsonaristas

André Fernandes, Dr. Jaziel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *