O deputado federal André Fernandes (PL-CE) é um dos muitos bolsonaristas que está fazendo campanha nas redes sociais para doação de dinheiro ao ex-presidente Jair Bolsonaro, para que ele pague eventuais multas de processos que está respondendo na Justiça. Os parlamentares utilizam o argumento de que o ex-chefe do Executivo Federal sofre perseguição política e estaria necessitando de recursos para pagamento dessas dívidas.
A atividade não é uma novidade, visto que outros bolsonaristas, como a deputada federal Carla Zambelli e o deputado federal cassado Deltan Dallagnol já fizeram algo parecido e conseguiram arrecadar quantias consideráveis. No caso deles, o formato utilizado foi o da chamada “vakinha virtual”. Já Bolsonaro pede que os recursos sejam enviados para sua conta Pix, junto ao Banco do Brasil.
O ex-presidente cedeu seu número de CPF, que é a chave pix para a transferência de recursos. Enquanto alguns deputados bolsonaristas informaram o repasse de até R$ 222, André Fernandes doou apenas R$ 22, em referência ao número da legenda do Partido Liberal, o PL, sigla em que Jair Bolsonaro está filiado no momento.
“Estão multando, processando, perseguindo Jair Bolsonaro. Conte conosco, presidente”, publicou Fernandes em suas redes sociais. Alguns de seus seguidores, porém, zombaram da quantia ofertada, visto ser apenas um valor simbólico. No entanto, a publicação alcançou muitos usuários e esta tem sido a intenção do ex-presidente, atingir o maior número de admiradores e se manter em evidência, além de conseguir recursos financeiros com seu público-alvo.