O governador Elmano de Freitas anunciou em suas redes sociais e enviou para a Assembleia Legislativa, projeto de Lei Complementar que cria a Secretaria de Proteção Animal, a 33ª de seu Governo. De acordo com parlamentares da Casa Legislativa, a medida tem como objetivo acomodar quadros do PSD, partido que deve se alinhar à gestão petista no segundo semestre.
De acordo com o projeto, que iniciou tramitação nesta quarta-feira (12), compete à secretaria, dentre outras coisas, promover o fortalecimento da assistência médico veterinária na Capital e no Interior a animais de pequeno e de grande porte, mediante a construção, operação e gestão das estruturas, equipamentos e pessoal capacitados. A pasta também passará a executar políticas de controle populacional de animais, através de programas de castração disponibilizados por unidades móveis e fixas. Projetos assistenciais aos protetores de animais também deve ser função do novo órgão.
Nos bastidores da política local fala-se que o cargo de secretário da pasta deve ser destinado para o PSD, partido presidido pelo ex-vice-governador Domingos Filho, que no pleito do ano passado foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo pedetista Roberto Cláudio. A intenção do Governo do Estado seria aumentar seu arco de aliança na Assembleia Legislativa, com a oficialização da entrada de membros da agremiação em sua base governista.
PSD
O projeto fala da criação do cargo de secretário de Proteção Animal, de secretário executivo de Proteção e Bem-Estar Animal, secretário executivo de infraestrutura e equipamentos e secretário executivo de planejamento e gestão interna. Outros 56 cargos devem ser criados, que serão distribuídow por decreto do governador Elmano de Freitas.
A oposição já criticou a medida. Nas redes sociais, Capitão Wagner (UB) insinuou que a medida visa tão somente tirar o PSD da base do prefeito Sarto em Fortaleza. “Não é brincadeira pessoal! O Governo que já fez mais de R$ 3 bilhões de empréstimo porque não consegue pagar as contas com os impostos arrecadados vai criar mais secretarias. Será que é para tirar um partido da base do Prefeito? O bom é que no discurso diz que não está pensando em eleição”, ironizou.