No retorno dos trabalhos da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (16), o deputado Cláudio Pinho (PDT) destacou a política de gratuidade no transporte público para estudantes de Fortaleza, prometida pelo prefeito Sarto. Por outro lado, lamentou as prioridades do Governo Lula na área da Educação, criticando repasses feitos para a educação infantil e investimentos que teriam sido feitos em redes sociais.
Ele destacou que no anúncio feito pelo prefeito Sarto ficou definido que a medida deve entrar em vigor ainda neste ano. A ideia é que alunos da rede pública e particular de ensino tenham direito à gratuidade de passagem na ida e volta de suas instituições de ensino.
“Parabenizo essa iniciativa da passagem gratuita para todo e qualquer estudante que tiver a carteirinha. Um pai que tem mais de um filho e manda para escola de ônibus, entende o alcance social dessa iniciativa”, disse Pinho.
Ele defendeu que a proposta seja expandida para toda a Região Metropolitana de Fortaleza, o que poderia ser feito através de convênio entre o Estado a prefeituras. “Essa iniciativa poderia ser expandida para dar gratuidade também a estudantes que moram em Caucaia e Maracanaú e vêm estudar na Capital, por exemplo”.
O parlamentar aproveitou para criticar o Governo Federal no que diz respeito a investimentos na área da Educação. Segundo disse, o presidente Lula teria investido R$ 15 milhões para o ensino infantil, e em contrapartida, investiu R$ 200 milhões em redes sociais. “Como dessa forma vamos fazer educação de qualidade?”, lamentou.