Eliane Braz assume vaga na Câmara Federal e é a 7ª mulher da bancada cearense no Congresso

Eliane Braz se soma a outras seis parlamentares que estão atuando no Congresso Nacional. Foto: Reprodução/Facebook

Vereadora de Iguatu, Eliane Braz (PSD) assumiu vaga na Câmara Federal, nesta terça-feira (22), devido a licença do deputado federal Célio Studart (PSD), titular da vaga, que foi nomeado secretário de Proteção Animal da gestão Elmano de Freitas. A parlamentar se torna a sétima mulher da bancada cearense no Congresso Nacional.

A ida de Braz para a Câmara Federal se deu após costura feita pelo presidente do partido, Domingos Filho (PSD), em acordo com o governador Elmano de Freitas. Depois de deixar a base governista do prefeito Sarto, em Fortaleza, o dirigente, enfim, emplacou um filiado no Executivo Estadual.

Eliane Braz é a primeira suplente do PSD e, por ser vereadora em mandato, foi preciso que a Câmara Municipal de Iguatu modificasse, às pressas, a Lei Orgânica do Município, além do Regimento Interno da Casa, para garantir que ela assuma o mandato de deputada federal, sem perder a vaga no Legislativo do Município do Interior do Ceará.

Conforme foi mostrado, a Câmara Municipal se reuniu na segunda-feira (21), de forma extraordinária, e para a surpresa de todos os vereadores, e aprovou as matérias que garantiram a manutenção do mandato de Braz quando ela retornar para a Casa. A oposição votou contrário e disse que iria acionar o Ministério Público.

Eliane Braz assumiu o mandato na noite desta terça-feira na Câmara Federal após o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) dar ciência ao plenário sobre sua posse. Ela se soma, agora, a outras seis parlamentares mulheres que estão atuando nas duas casa. São eleas: a senadora Augusta Brito (PT) e as deputadas Luizianne Lins (PT), Enfermeira Ana Paula (PDT), Priscila Costa (PL), Fernanda Pessoa (UB) e Dayany Bittencourt (UB).

Este é o maior número de mulheres cearenses parlamentares no Congresso Nacional desde a redemocratização. No fim deste mês, porém, o número deve ser reduzido com o retorno de Eduardo Bismarck (PDT) para a Câmara Federal, o que fará com que Enfermeira Ana Paula volte para a Câmara Municipal de Fortaleza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *