Apesar da redução no número de crimes letais registrados no Ceará, os dados ainda são alarmantes diante a escalada de violência, especialmente, entre as chamadas facções criminosas. O tema, mais uma vez, foi levado à tribuna pelo deputado Sargento Reginauro (UB), que voltou a cobrar do Governo do Estado um projeto específico para tratar da Segurança Pública pelos próximos anos.
Para o parlamentar, é necessário que o Poder Executivo repense o projeto de Segurança Pública em vigência no Ceará, que em sua avaliação tem surtido pouco efeito prático de redução mais expressiva da violência no Estado. Ele lembrou o caso recente de ações violentas ocorridas em bairros periféricos de Fortaleza que tinha como motivo a disputa de território entre facções criminosas rivais.
São pessoas que seguem sem nenhuma resposta direta do poder público. São pessoas que perderam seus bens, algumas estão perdendo suas casas por conta da ação de grupos criminosos, e não estão sendo visitadas por nenhuma comissão do Governo para adotar providências diretas por seus prejuízos”, reclamou.
Apesar das críticas à Segurança Pública, Sargento Reginauro eximiu a Polícia Civil e Militar de qualquer culpa, pois em sua avaliações os agentes de segurança pública têm agido no combate à violência, mas em sua avaliação, é preciso que o Governo do Estado “seja mais combativo”.
“Questiono o governador Elmano de Freitas até quando a segurança pública do Ceará será meramente reativa? Até quando estaremos correndo atrás de criminosos, sem nos anteciparmos a essas ações?”, questionou.