André Fernandes foi o 1º a compartilhar, no Telegram, fake news de Bolsonaro

Investigado pela Polícia Federal, o deputado federal André Fernandes (PL-CE) foi o primeiro político a compartilhar, no Telegram, mensagem enviada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a um empresário, insinuando fraude nas eleições de 2022 e atacando ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro admitiu ter pedido ao empresário Meyer Nigri para “repassar ao máximo” o texto, veiculado inicialmente no WhatsApp, que chegou ao Telegram depois de 30 minutos.

Levantamento feito pelo Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Federal da Bahia (UFBA) aponta que Fernandes teria sido o primeiro a compartilhar o texto no Telegram, às 9h42min de 26 de junho do ano passado, 32 minutos após o celular de Bolsonaro enviá-lo no WhatsApp. O levantamento aponta ainda que a mensagem teve 7,4 mil visualizações na plataforma.

Segundo o jornal O Globo, a mensagem também circulou em chats extremistas, como Vista Pátria e Exército Bolsonaro, mostra o levantamento. Fernandes é investigado pelo STF por suspeitas de incentivar os atos golpistas do dia 8 de janeiro.

André Fernandes é um dos principais apoiadores de Bolsonaro no Ceará. Ele foi o deputado federal mais bem votado nas eleições de 2022 no Estado, com mais de 229,5 mil votos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *