O dia de sexta-feira foi de grandes movimentações políticas e encontros de políticos de todas as matizes ideológicas. Pela manhã, durante evento de comemoração de aniversário de uma universidade, estiveram presentes os principais dirigentes partidários, deputados e até o ministro da Educação, Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas. O mesmo se repetiu no período da noite, quando da posse do novo reitor da Universidade Federal do Ceará, a UFC.
E foi nesse último evento que o deputado federal José Nobre Guimarães, líder do Governo Lula na Câmara Federal, e uma das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, disse uma frase emblemática. Ao lado da deputada federal Luizianne Lins (PT) e do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), afirmou que aquele era o “time” que iria ganhar as eleições de 2024 em Fortaleza.
Sem dar maiores detalhes sobre a frase, o que ele quis imprimir foi a certeza de que Luizianne Lins e Evandro Leitão, independente de qual partido estejam, estarão alinhados com o mesmo projeto político. Nos últimos meses, o nome do presidente da Assembleia Legislativa foi sondado como potencial candidato à Prefeitura de Fortaleza, se possível, pelo Partido dos Trabalhadores.
Já Luizianne, prefeita de Fortaleza por dois mandatos, e terceiro lugar nas últimas duas eleições na Capital cearense (2016 e 2020), se colocou como pretensa candidata para a disputa de 2024, inclusive, não descartando a possibilidade de prévias partidárias dentro do PT.
O PDT do Ceará, por sua vez, emitiu carta de anuência para que Evandro possa deixar seus quadros sem qualquer punição, o que agradou os correligionários de Leitão. No entanto, o presidente nacional da sigla, André Figueiredo (PDT), disse que a decisão é nula. Ou seja, muita coisa ainda vai acontecer até que o “time” o qual se referiu Guimarães esteja formado, firme e forte, para disputar o pleito eleitoral de 2024.