Sarto aposta em apoio de PSDB, Cidadania e partidos menores

O presidente nacional do DC, José Maria Eymael, com o articulador político do Governo Sarto, Elpídio Moreira, e o deputado estadual Antônio Henrique. Foto: Reprodução/Instagram

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2024, o prefeito Sarto, apesar de não querer falar publicamente sobre o pleito, tem buscado manter alianças com partidos que se mantêm em sua base governista. Ele tem conversado e firmado acordos, principalmente, com o PSDB, Cidadania e partidos menores.

As movimentações polítco-partidárias dos últimos meses evidenciam pouca possibilidade para o chefe do Executivo de Fortaleza em buscar alianças fora daqueles que já fazem parte do seu arco de aliados. Recentemente, o PSD decidiu deixar os quadros da base governista e se alinhou ao Governo do Estado, inclusive, confirmando estar ao lado do Partido dos Trabalhadores (PT) nos municípios, o que pode resultar em uma aliança na Capital cearense.

Além do PDT e PT, outros partidos com capilaridade eleitoral na cidade também já demonstraram interesse em apresentar quadros para a disputa, como o União Brasil, o Partido Liberal e também buscam construir alianças para o pleito.

Atualmente, o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, é o presidente estadual do PSDB, enquanto que o secretário de Turismo, Alexandre Pereira, preside o Cidadania, partidos que devem estar ao lado da candidatura pedetista na Capital. Nos últimos dias, o articulador político do prefeito Sarto, Elpídio Moreira, esteve dialogando com outros partidos, buscando fechar questão quanto à eleição do próximo ano.

Recentemente, o prefeito se reuniu com a presidente nacional do PRTB, Rachel Carvalho, que sinalizou interesse de estar ao lado do prefeito Sarto. Outro partido que também se posicionou favorável em manter a aliança foi o Democracia Cristã. O futuro Partido da Renovação Democrática (PRD), fusão do PTB com o Patriota, deve ser presidido por Michel Lins, que segue alinhado com a gestão.

Outras duas legendas menores, que já sinalizam se manter alinhadas com Sarto em 2024 são o PMB e o PMN, que também estão na base governista de Sarto. Além dessas, o Avante, que é presidido pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, também tende a estar na coligação que apoiará o atual chefe do Poder Executivo Municipal.

Partidos

Também integrante da gestão, comandando a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Carlos Kleber, presidente do Agir, tende a apoiar uma candidatura de Sarto à reeleição.

Partidos que devem estar apoiando uma eventual candidatura de Sarto à reeleição: PDT, PSDB, Cidadania, PRTB, DC, PMB, PMN, Avante, Agir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *