Iniciou tramitação na Assembleia do Ceará um projeto de autoria do deputado Guilherme Bismarck (PDT) criando geektecas em todas as regiões do Estado. Segundo ele, esses equipamentos destinam-se a abrigar, disponibilizar, divulgar e promover a cultura geek para a população, através de conteúdo voltado para este segmento.
De acordo com a proposta, o acervo das geektecas será formado por objetos, fotografias, gravuras, pinturas, películas, gravações, revistas, games, jogos e outros que estejam incorporados na cultura o geek.
“O Poder Público Estadual poderá receber em doação, material que, após seleção e análise, se incorporará ao acervo das geektecas. As geektecas deverão ser instaladas em espaços próprios ou dentro de um espaço público já existente devidamente cedido para este fim”, diz o texto.
Ainda de acordo com a matéria, o acesso a tais espaços será gratuito em todas as suas atividades. Art. 4º Nas instalações das geektecas de que trata a presente Lei deverão ser programados eventos periódicos com com o objetivo de fomentar e valorizar a cultura geek.
“Por entender ser esta uma cultura que une adultos e jovens de forma sadia e social, que já se encontra incorporada no estado pelos próprios adeptos e pela importância que este espaço terá na valorização deste segmento que tem trazido para o estado do Ceará através dos mais diversos eventos, é que conto com o apoio dos nobres pares para a aprovação deste projeto”, justificou o autor da proposta.