O vereador Gabriel Aguiar (PSOL) criticou a política de meio ambiente adotada pela Prefeitura de Fortaleza. Ele destacou a instalação de “xiringadores” na Beira-Mar, que segundo disse o prefeito Sarto serviria para amenizar a sensação de calor que está acima do normal na cidade nos últimos meses.
“Toda a política municipal de meio ambiente precisa ser analisada com muita atenção. Esse tema volta à tona por conta dos xiringadores. O xiringador é super divertido. Agora, colocar os xiringadores como uma proposta de mitigação do grave cenário de calor na cidade, de aumento da temperatura no nosso planeta, é algo que é cômico e nos revolta profundamente e nos preocupa como moradores de Fortaleza”, reclamou o parlamentar.
Ainda de acordo com ele, no Brasil, ao contrário do resto do mundo, a maior causa do efeito estufa não é a termelétrica, mas o desmatamento. “É a retirada de uma tecnologia incrível, que é a árvore, que tem uma atividade mágica. A gente retira alimento, fruta, verduras, peixes e devolve resíduos orgânicos. A gente tira um ar saudável e devolve o efeito estufa”.
Aguiar, que é biólogo, disse que Fortaleza está em um cenário “grave” de aumento exponencial do desmatamento dos últimos 10 anos. “Temos um cenário que nos preocupa muito, como a maquiagem verde. Eu posso ter uma Prefeitura que desmata, garimpa, polui e pinta uma parede de verde para dizer que é sustentável”, apontou.
“Quando vai na ponta do lápis está degradando. Esse desmatamento na Washington Soares é um exemplo claro disso. Sem o aval da Prefeitura esse desmatamento é todo ilegal. A melhor tecnologia que existe aqui para combater o calor é árvore, é plantio, é reflorestamento. Só a obra do Parque Rachel de Queiroz, que é vendido como melhoria verde, derrubou 240 árvores para sua construção”, lamentou o vereador.
Em defesa da gestão, o vereador Professor Enilson (Cidadania) afirmou que desde 2021 Fortaleza subiu 326 posições no ranking de competitividade em áreas verdes, e figura na primeira colocação entre as capitais, com nota 100, “Issoé fruto de políticas públicas de conscientização ambiental. Fortaleza já entregou três parques urbanos e tem 29 a serem entregues. Fortaleza já tem mais de 200 mil mudas plantadas. Não é maquiagem, dá resultados”, disse.
“