Foi lançado na manhã desta segunda-feira (02), em Fortaleza, a Campanha Nacional de Multivacinação, que contou com a presença da ministra da Saúde Nísia Trindade. No entanto, no campo político, o que chamou a atenção foram as presenças dos ministros da Educação Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas e do prefeito Sarto no mesmo palanque.
Desde o resultado do pleito eleitoral do ano passado, Elmano e Sarto tiveram encontros oficiais esporádicos, a maior parte deles em eventos de lançamento de programas ou em entrega de obras que tenham parceria da Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado. Adversários, por conta de seus padrinhos políticos, os dois têm protagonizado, nos últimos meses, acusações por problemas causados, principalmente, na áreas da Saúde, Educação, Segurança e Transporte.
O ministro Camilo, padrinho político de Elmano de Freitas, compareceu ao evento, e também evitou contato com Sarto. Durante toda a solenidade, de um lado estiveram aliados de Camilo e Elmano, como o presidente da Assembleia Evandro Leitão, e do outro o prefeito Sarto com alguns vereadores e pedetistas que fazem oposição ao Governo do Estado.
A campanha de multivacinação do Ministério da Saúde para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade teve início do fim de semana passado. A mobilização começou simultaneamente na Paraíba, Ceará, Piauí, Alagoas, Tocantins, Goiás e em São Paulo.
O objetivo é atualizar as cadernetas de imunização e elevar as coberturas vacinais, reduzindo o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no Brasil. Entre os principais imunizantes, além da poliomielite, estão as vacinas contra hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Covid-19.