O deputado Guilherme Sampaio (PT) comemorou o lançamento da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas do Governo Federal, no qual esteve presente, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará de terça-feira (03/10).
O evento aconteceu na terça-feira (26/09), em Brasília, dando início à política da universalização da conectividade nas instituições educacionais. Serão mais de 138 mil escolas conectadas por fibra óptica ou via satélite com uma velocidade de pelo menos 1 Mbps por aluno até o ano de 2026. Além disso, contarão com cobertura completa de rede Wi-Fi.
Já para as escolas que não possuem acesso à energia elétrica ou que possuem somente acesso à energia elétrica de gerador fóssil, será viabilizada a conexão com a rede pública de energia ou disponibilizados geradores elétricos fotovoltaicos.
Para o parlamentar, trata-se de uma política de inclusão para os alunos da rede pública de ensino. “A cidadania hoje passa pela inclusão nas plataformas digitais, e não podemos admitir que apenas as escolas particulares possuam internet com velocidade e equipamentos modernos. Serão R$ 8,8 bilhões nessa que eu considero mais uma ferramenta para a reconstrução da política de educação do nosso Brasil”, enalteceu.