Com 48 votos favoráveis e uma abstenção, Cid Gomes foi eleito presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na tarde desta segunda-feira (16). Os membros da legenda que fazem oposição ao Governo do Estado não participaram da votação, o que garantiu uma vitória praticamente unânime de Cid, visto que a participação em quase sua totalidade foi de pedetistas governistas, que são aliados do senador.
A votação não altera o que já estava em vigor desde a decisão da Justiça Eleitoral, que manteve o diretório estadual e Cid Gomes na presidência interina, atendendo acordo feito entre ele, o presidente estadual André Figueiredo e o presidente da sigla licenciado, o ministro da Previdência Carlos Lupi. Nas últimas semanas, após reunião tensa, e com troca de farpas, a executiva do PDT destituiu o diretório estadual, o que gerou críticas por parte de pedetistas governistas.
Com a restituição do diretório estadual, na semana passada, Cid Gomes já se manteria no comando da sigla, respeitando o acordo com os outros dirigentes, e seu mandato seria até o fim de dezembro, quando uma nova eleição deve ser realizada. Além de André Figueiredo, não participaram do encontro os deputados Antônio Henrique, Queiroz Filho e Cláudio Pinho, além do ex-prefeito Roberto Cláudio, o prefeito Sarto e outros vereadores alinhados com o PDT oposicionista.
Além de Cid Gomes como presidente, a nova executiva tem o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, como vice-presidente, o deputado Marcos Sobreira como 2º vice-presidente, Salmito Filho como secretário-geral, o vereador Júlio Brizzi como secretário adjunto, o secretário Robério Monteiro na tesouraria e o deputado federal Mauro Filho como tesouereiro adjunto. Silvana Sales e Carlos Veneranda são vogais.
Composião da nova executiva do PDT do Ceará:
Presidente – Cid Gomes (senador)
Vice-presidente – Cirilo Pimenta (prefeito de Quixeramobim)
2º vice-presidente – Marcos Sobreira (deputado estadual)
Secretário-geral – Salmito Filho (deputado estadual licenciado)
Secretário Adjunto – Júlio Brizzi (vereador de Fortaleza)
Tesoureiro – Robério Monteiro (deputado federal licenciado)
Tesoureiro adjunto – Mauro Filho (deputado federal)
Vogal – Silvana Sales
Vogal – Carlos Veneranda