A decisão da Justiça que anulou reunião do PDT, que elegeu Cid Gomes presidente do partido no Ceará, repercutiu na Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (17). O deputado Osmar Baquit (PDT) chamou a atitude do presidente da sigla, André Figueiredo, de “trairagem” e defendeu que os insatisfeitos saiam do partido e passem a comandar uma nova sigla no Estado.
“O PDT é o partido que tem o maior número de prefeitos no Ceará. Graças a Cid Ferreira Gomes. O partido que tem maior número de vereadores, o maior número de vice-prefeitos. O maior número de deputados estaduais, dos 13, dez apoiam Cid Gomes. Dos cinco deputados federais, quatro apoiam o Cid. E o partido tem um senador que é Cid Gomes”, destacou Baquit.
Segundo ele, o partido só é grande no Estado graças à lideranças de Cid Gomes, que estaria sendo “chutado” da sigla por André Figueiredo. “Tenta expulsar do partido, fazendo todos os gestos de ingratidão, de trairagem e golpismo”, disse.
Ele lembrou do acordo feito entre Cid e André, onde o senador ficaria na presidência do partido até dezembro, quando o deputado federal voltaria ao comando da sigla, ainda que a maioria do partido tenha se colocado contra tal acordo. Destacou, ainda, que 48 dos 84 membros do grêmio apoiaram o nome do senador na presidência partidária e que a juíza que desfez os efeitos da reunião foi induzida ao erro.
“O PDT do senhor André induziu a juíza ao erro. Na decisão dela, ela vem se reportando a um artigo, dizendo que o artigo fala de convenção. E não fizemos convenção. Não tenho dúvida que será nulo de direito”, afirmou.
“Devemos continuar lutando para repor a verdade e a justiça. Mas eu, pessoalmente, defendo a saída em bloco de todos os deputados estaduais, federais e prefeitos, para comandarmos um novo partido no Ceará. Até porque essa situação traz insegurança para prefeitos e gestores”, destacou Baquit.
Ainda de acordo com ele, com a possibilidade de saída de Cid Gomes e seus aliados do PDT, acontecerá em Fortaleza o que ocorreu no Governo do Estado, e o pretenso candidato pedetista à Prefeitura de Fortaleza ficará na terceira colocação. “Estão implodindo o PDT. O Cid fez o que o André não faz. O Cid reúne o partido. O PDT está escolhendo o caminho do suicídio. Está fazendo a opção pelo erro”, disse.
“A minoria está levando o partido a ser um partido nanico, não somente pelo tamanho, mas pelas ideias. O melhor prefeito do Brasil, o Roberto Cláudio, ficou em terceiro lugar na Capital. Mas os sabichões da vida ignoraram, e naquele momento ninguém podia dizer o contrário” – (Osmar Baquit)
Marcos Sobreira (PDT), que foi escolhido como membro da executiva do partido, disse que a sigla vive um momento triste, visto que a convivência com outros integrantes da legenda está se tornando difícil. “Infelizmente, tivemos mais um capítulo triste. Se o Cid não retornar para a presidência do PDT, muitos sairão do partido”, apontou.