Com bancada reduzida na Câmara de Fortaleza, PT pretende ampliar quadro de vereadores em 2024

Além de ter como meta principal uma candidatura à Prefeitura de Fortaleza, o Partido dos Trabalhadores (PT) tem como um dos seus objetivos para as eleições de 2024 na Capital cearense ampliar o quadro de vereadores na Câmara Municipal. Atualmente, a sigla possui apenas dois vereadores na Casa Legislativa, depois que expulsou Ronivaldo Maia de seus quadros.

Desde as eleições de 2004,quando a sigla voltou a eleger uma prefeita para Fortaleza, o partido variou entre dois e quatro nomes no Legislativo da Capital, não ultrapassando esse limite. Seu pior momento foi em 2016, quando conquistou apenas duas cadeiras na Casa. Naquele momento, a sigla enfrentava problemas envolvendo o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

De acordo com o presidente do partido em Fortaleza, o deputado Guilherme Sampaio (PT), há uma empolgação com a construção da chapa petista para o pleito de 2024, visto que o momento é de renovação, já que o partido elegeu o governador do Estado no ano passado, além do presidente da República e tem como principal liderança local o senador eleito e hoje ministro da Educação Camilo Santana.

“Tenho dito aos colegas que estamos vivendo algo parecido com 2004, quando dois vereadores assumiram como deputado e novas lideranças ascenderam. O mais importante, que me anima mais, e que temos novas lideranças despontando no Partido dos Trabalhadores”, disse.

Segundo ele, o vereador Dr. Vicente (PT) tem se consolidado na área da saúde, assim como a vereadora Professora Adriana Almeida, na Educação. Além desses, outros nomes que se colocam como potenciais candidatos ao pleito de 2024 na Casa tiveram boa votação na disputa ao Legislativo Estadual no ano passado, como a militante Mariana, Babau, o ex-deputado Antônio Carlos, assim como Aglailson, que foi chefe de gabinete do vereador Ronivaldo está no Governo Elmano. A vice-presidente do PT, Liliane é outra que deve tentar uma das 43 vagas na Câmara de Fortaleza.

“Temos um conjunto de novas lideranças e a expectativa é que a gente amplie nossa bancada na Câmara”, disse Guilherme Sampaio. Em 2020, o partido elegeu três vereadores, mas houve diminuição da bancada com a expulsão de Ronivaldo Maia do partido.

“Temos dois vereadores e temos tudo para ampliar nossa bancada. Estamos em uma nova circunstância em que o PT teve sua imagem reabilitada, a presença do Lula, do governador Elmano. Acho que é uma janela de oportunidades para que possamos ampliar nossa bancada”, disse.

PT na Câmara de Fortaleza nas últimas duas décadas:
2004 – Zé Maria Pontes, Salmito Filho, Guilherme Sampaio
2008 – Guilherme Sampaio, Acrisio Sena, Ronivaldo Maia, Salmito Filho
2012 – Acrísio Sena, Guilherme Sampaio, Ronivaldo Maia, Deodato Ramalho
2016 – Guilherme Sampaio, Acrísio Sena
2020 – Larissa Gaspar, Guilherme Sampaio, Ronivaldo Maia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *