Aliado do governador Elmano de Freitas (PT) e crítico da gestão Sarto (PDT), o vereador Léo Couto (PSB) destacou que o programa VaiVem passará a beneficiar os moradores de Fortaleza que se deslocarão por outros municípios da Região Metropolitana. De acordo com ele, apesar dos benefícios da medida, a base governista do prefeito insiste em criticar ações do Governo do Estado para a Capital.
Desde o início da gestão Elmano de Freitas, no início deste ano, há um distanciamento entre ele e o prefeito Sarto, com troca de acusações entre os chefes do Poder Executivo, o que acabou refletindo em desavenças entre vereadores de Fortaleza. Léo Couto, que já foi vice-líder da base governista, passou a ser um dos principais opositores do prefeito.
Segundo ele, o VaiVem foi muito debatido na Câmara Municipal de Fortaleza, mas como forma de “politicagem”. “Todas as mensagens que estão sendo encaminhadas para a Assembleia Legislativa são discutidas aqui. Gostaria de saber por que os vereadores da base do prefeito Sarto, que dizem que são a favor do povo, não votaram contra a taxa de lixo, porque votaram para aumentar a passagem de ônibus dos fortalezenses? Várias pessoas da base votaram a favor da taxa e o que a taxa contribuiu até hoje?”, questionou.
Ele ressaltou que o VaiVem é um promessas de campanha de Elmano de Freitas, que tinha por objetivo fazer com que pessoas da Região Metropolitana pudessem se deslocar até Fortaleza sem a necessidade de pagamento de passagem. A mensagem demorou 11 meses para ser encaminhada para o Legislativo Estadual, mas Couto questiona o que o prefeito Sarto fez no mesmo período no início de seu mandato, em 2021.
“Quero parabenizar, o presidente da Assembleia, o deputado Evandro Leitão, que fez uma emenda para que Fortaleza também fosse contemplada, inclusive, Caucaia, Maracanaú, sem precisar passar por Fortaleza. A emenda já foi aprovada. Os deputados discutiram, já passou pelas comissões, e deve ser votada nos próximos dias”, destacou.
“Não tínhamos o projeto VaiVem, um programa que vai beneficiar o fortalezense, e mesmo assim, vem uma enxurrada de críticas na Câmara Municipal. A base do prefeito Sarto e do ex-prefeito Roberto Cláudio vem criticando até quando é algo importante para o povo de Fortaleza”, pontuou.