O deputado De Assis Diniz (PT) repudiou a aprovação na Câmara Municipal de Fortaleza do título de cidadão fortalezense para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Para ele, a decisão é “uma ofensa” ao povo de Fortaleza e representaria apoio ao fascismo brasileiro.
“Isso é uma imoralidade. Uma ofensa ao povo de Fortaleza. Título para aquele que será julgado por crime contra a humanidade, além de outros processos, resultado de suas declarações, posições e omissões”, apontou o parlamentar.
Segundo ele, a aprovação da honraria se torna ainda mais incoerente, visto o apoio que recebeu de parlamentares do PDT. “Membros de um partido fundado por Leonel Brizola responsáveis pela homenagem a um fascista. Um aliado da milícia, que inclusive propôs em tribuna um reconhecimento a milicianos envolvidos na morte da vereadora Marielle Franco. Aquele que negou a vacina. Que fez piada de quem morreu com falta de ar. Brizola, com certeza, está se revirando no túmulo”.
No entanto, somente três dos 10 pedetistas da Casa Legislativa Municipal apoiaram a proposta (Carlos Mesquita, Paulo Martins e Adail Júnior). Quatro votaram contrários (Júlio Brizzi, Enfermeira Ana Paula, Iraguassu Filho, Didi Mangueira), um se absteve (Raimundo Filho) e dois não votaram (Lúcio Bruno e Gardel Rolim).