Depois do anúncio feito pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra, de retirada do Município do Consórcio de Saúde da região, o deputado Fernando Santana (PT) buscou apoio do governador Elmano de Freitas para que o atendimento da população não fosse prejudicado. De acordo com ele, o chefe do Poder Executivo se comprometeu em manter os serviços para os juazeirenses, ainda que o gestor da cidade tenha rescindido o contrato com a policlínica que atende os munícipes.
Segundo Santana, ele se preocupou muito com a decisão de Bezerra, visto que, em suas palavras, o Município “vive um caos, sobretudo na saúde”. “Querer fechar a policlínica para Juazeiro do Norte é um absurdo, lamentável. O prefeito diz que a policlínica é de Barbalha, mas não é verdade. A policlínica é de Jardim, de Missão Velha, do Caririaçu, de Grangeiro, de Barbalha e Juazeiro do Norte”.
Conforme informou, preocupado com a situação, procurou o governador Elmano de Freitas, que afirmou que a policlínica não fechará suas portas para a população de Juazeiro do Norte. “É isso o que esperamos do nosso governador e é isso que esperamos dos nossos governantes. Isso que o prefeito deveria aprender, a sensibilidade, amor ao próximo. Queria lembrar que ele tem até dezembro, como gestor de Juazeiro, para cuidar da população, sobretudo na saúde. Queria agradecer ao governador por essa palavra de apoio”.
O secretário da Casa Civil, Max Quintino, esteve ao lado de Santana e ressaltou que, logo soube da informação, disse que, imediatamente, por ordem do governador e, estimulado pelo deputado Fernando Santana, entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado “para não deixar o povo de Juazeiro do Norte sem atenção”.
Esse é mais um episódio na crise entre o prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra, e o deputado Fernando Santana, que chegaram a estar lado a lado nos pleitos de 2020 e 2022, mas agora estão em campos opostos. Santana é tido como nome do Partido dos Trabalhadores na disputa a prefeito no Município da Região do Cariri.