O ex-presidente Jair Bolsonaro deve vir ao Ceará nos próximos meses para lançar as pré-candidaturas do Partido Liberal (PL) no Ceará. A informação é do presidente estadual da sigla, o deputado estadual Carmelo Neto, que destacou que, até o momento, cinco postulações já estão definidas no Estado, a maioria delas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ele segue visitando outros municípios para estudar a viabilidade de candidaturas próprias.
Segundo informou, até o momento o PL tem pré-candidaturas estabelecidas em Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Maracanaú e Nova Russas. O PL também está conversando com partidos aliados, visando coligações majoritárias e apoio a pretensos candidatos aliados. Neto afirmou que o debate deve evolulir a partir da construção de alianças, mas garantiu que essa questão já está resolvida no caso do prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra, pré-candidato à reeleição. “Vamos caminhar com ele”, afirmou o dirigente.
O partido também tem pretensões de aumentar o quadro de vereadores, a partir do pleito de 2024. “Queremos eleger vereadores no máximo de municípios do Estado. Para isso, vou percorrer todas as regiões e ouvir as lideranças que podem nos ajudar nessa construção. Em 2020, antes da chegada do presidente Jair Bolsonaro, o PL fez cerca de 130 vereadores. Agora, esse número deve ser superior”, destacou.
No último fim de semana, Carmelo Neto realizou alguns encontros regionais do PL, um deles no Município de Caucaia, onde o partido pretende lançar o nome de Coronel Aginaldo como prefeito da cidade. A deputada federal Carla Zambelli, que é esposa de Aginaldo, também participou do evento.
Especificamente sobre Fortaleza, ele destacou que o nome de André Fernandes como pré-candidato deve ser oficializado em encontro estadual do partido, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Ele virá para lançar as nossas pré-candidaturas majoritárias para 2024. Ainda não temos a data, mas será dentro dos próximos meses”, explicou.
Sobre a chapa proporcional de Fortaleza, o presidente municipal do partido, deputado André Fernandes, é quem está responsável pelo diálogo com pretensos candidatos. Atualmente, o Partido Liberal possui seis vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza, mas alguns deles estão dialogando com a gestão Sarto e podem deixar os quadros da legenda. “Devemos nos reunir nos próximos dias para tratar do assunto”, disse Carmelo Neto sobre reunião com Fernandes para tratar do tema.