Além do senador Cid Gomes, egresso do PDT, quem também vai se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), em solenidade a ser realizada no domingo (04) é a secretária-executiva do Ministério da Educação e ex-governadora do Ceará Izolda Cela. A informação foi confirmada por assessores e familiares da gestora.
Izolda Cela estava sem filiação partidária há cerca de 1 ano e meio, quando deixou os quadros do PDT, após ser preterida pelo partido para disputar as eleições de 2022 no Ceará. Alçada ao cargo de governadora do Estado após renúncia do chefe do Poder Executivo Estadual Camilo Santana, que se preparava para disputar a vaga ao Senado Federal.
Izolda Cela foi a primeira vice-governadora e governadora do Ceará. Mas não recebeu a maioria dos votos para se candidatar à reeleição no pleito de 2022. O nome do ex-prefeito Roberto Cláudio recebeu mais votos, o que gerou um embate entre forças antagônicas dentro do PDT, resultando em um racha que culminou na saída de Cid Gomes, de alguns prefeitos e do interesse de saída de deputados federais e estaduais.
O encontro do PSB que vai filiar Cid Gomes, Izolda Cela e outros políticos locais vai ser realizado no próximo domingo, 4 de fevereiro, no Marina Park Hotel, a partir das 9 horas. O evento será comandado pelo presidente da sigla, o ex-deputado Eudoro Santana, pai do hoje ministro da Educação Camilo Santana, que também deve comparecer à reunião partidária.