A Prefeitura de Fortaleza divulga as diretrizes eleitas como prioritárias para o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2025. O processo faz parte do Ciclo de Planejamento Participativo, promovido pela gestão municipal, e as diretrizes foram eleitas pela população por meio do sistema online Fortaleza Participa, entre os dias 6 e 15 de março.
As diretrizes prioritárias foram escolhidas dentre os seguintes temas: cultura, direitos humanos e assistência social, educação, esporte e lazer, habitação, infraestrutura, inovação e tecnologia, juventude, meio ambiente, mobilidade e transporte urbano, saúde e bem-estar, segurança, trabalho e renda, além de turismo.
Em cada temática a população elegeu as ações que considera mais importante para serem executadas pela gestão municipal em 2025. Na temática Educação e Cultura, por exemplo, foi considerado como prioridade a implementação de equipamentos como creches e escolas em tempo integral. Já na temática Infraestrutura, Mobilidade e Transporte Urbano, o público deu preferência a aperfeiçoar o sistema de drenagem e requalificação de ruas, praças e equipamentos públicos
Com a divulgação do resultado, o próximo passo é enviar as pautas eleitas às secretarias temáticas para que possam compor o PLDO 2025, que deverá ser apresentado à Câmara Municipal.
Ciclo de Planejamento Participativo
O Ciclo de Planejamento Participativo é um processo de planejamento realizado anualmente e de forma democrático. O objetivo é permitir que a população de Fortaleza tenha a oportunidade de apontar as necessidades do seu bairro e eleger as propostas que considera prioritárias.