Governo do Ceará lança Projeto de Braços Abertos

O Governo do Ceará lançou, nesta quinta-feira (18), o Projeto de Braços Abertos, ação que visa organizar e planejar os processos de trabalho das unidades de saúde básicas. O investimento é de R$ 11,5 milhões, com um total de 20 municípios inclusos. O evento, que aconteceu em Limoeiro do Norte, foi comandado pela secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho.

Por meio de vídeo, o governador Elmano de Freitas destacou a atenção direcionada para a saúde básica por parte do Governo do Estado. “É na unidade básica que o cidadão chega primeiro para ser atendido. Estamos iniciando esse trabalho de fomento e temos absoluta segurança que irá representar um aumento significativo no trabalho já realizado no Vale do Jaguaribe. Vamos de braços abertos para fazermos mais pela nossa população”, disse.

Atualmente, o Ceará dispõe de uma cobertura de uma cobertura de Atenção Primária à Saúde (APS) de 95,03%, considerada a quarta melhor cobertura do país. Estima-se que uma APS qualificada pode resolver até 85% dos problemas de saúde da população. Além de ser capaz de estratificar o risco dos usuários acompanhados, encaminhando-os oportunamente para a atenção ambulatorial especializada, quando necessário.

Tânia Mara Coelho salientou a importância da participação de todos para que o Projeto se desenvolva e consiga ajudar a população.“Com esse Projeto, pretendemos revolucionar a saúde da região. Todas as peças do sistema de saúde são fundamentais para que esse projeto seja fortalecido. Quando vimos que não estamos conseguindo aumentar a cobertura vacinal, quando vimos algumas doenças ressurgindo, é isso que nos faz estimular para que possamos cair em campo e tentar modificar esses indicadores negativos”, comentou.

Os 20 municípios que aderiram ao Projeto de Braços Abertos são Aracati, Alto Santo, Ererê, Fortim, Icapui, Iracema, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama , Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

A ação é desenvolvida em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); Umane (Associação civil sem fins lucrativos); Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *