Desde a eleição de 2004, quando a então deputada estadual Luizianne Lins foi eleita prefeita de Fortaleza pela primeira vez, tem se repetido na Capital do Ceará a eleição e reeleição de parlamentares oriundos da Assembleia Legislativa. No pleito deste ano, José Sarto, que também saiu da Casa Legislativa, tentará ser reeleito, dando continuidade a uma “tradição” iniciada há 20 anos.
Luizianne Lins foi eleita em 2004, depois de bater de frente com as principais lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT), que preferiram a candidatura do aliado Inácio Arruda, do PCdoB. A petista comprou a briga e foi eleita naquele ano, sendo reeleita em 2008, e ficando no cargo até o fim de 2012, quando não conseguiu emplacar o sucessor.
Isso se deu porque o então deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio, se consagrou vitorioso, no segundo turno das eleições de 2012, contra o candidato petista Elmano de Freitas, hoje governador do Estado. Roberto Cláudio tentou reeleição em 2016 e, mais uma vez, foi eleito para um novo mandato que durou até o fim de 2020.
Diferente de Luizianne, que não emplacou seu sucessor, Roberto Cláudio, junto com seu grupo político, apostou no nome do deputado estadual José Sarto, também à época presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, que foi eleito em uma disputa atípica, durante a pandemia de 2020, inclusive, passando boa parte do pleito distante das ruas, visto que foi acometido pelo coronavírus.
Coube a Roberto Cláudio, na ocasião, se dedicar à campanha do afilhado político. Para as eleições deste ano, José Sarto tem a missão de manter a tradição em evidência. No entanto, a disputa se dará contra outros parlamentares, um deles na mesma condição em que o prefeito estava há quatro anos: Evandro Leitão, deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa.
Leitão já afirmou que continuará na função de chefe do Legislativo estadual durante o pleito, assim como Sarto o fez em 2020. Dos pré-candidatos apresentados até aqui, também passaram pela Assembleia Legislativa o deputado federal André Fernandes (PL) e Capitão Wagner (UB). Já Eduardo Girão (NOVO) é o representante do Senado na disputa à Prefeitura de Fortaleza.
Curiosidade:
Outra curiosidade do pleito em Fortaleza nas últimas duas décadas. Assim como Sarto, Luizianne Lins também foi vereadora da Capital cearense. Já Roberto Cláudio iniciou sua carreira política já na condição de deputado estadual, na Legislatura iniciada em fevereiro de 2007.