Com familiares pré-candidatos, políticos cearenses querem se perpetuar na vida pública

Não é novidade que a cada pleito eleitoral esposas, filhos, filhas e mães de políticos de carreira passem a aparecer como pretensos candidatos para mandatos eletivos, seja no Poder Executivo ou no Legislativo. Neste ano não será diferente e muitos já são os nomes de familiares de deputados e deputadas que tentarão vagas em prefeituras e nas câmaras municipais cearenses.

Políticos têm enaltecido feitos de seus filhos, de suas esposas e de outros parentes, na tentativa de perpetuar a família em cargos estratégicos da política do Estado. Novatos no meio político cearense perceberam os benefícios que este tipo de ação traz para seus mandatos, e já atuam no sentido de, também, formar suas oligarquias nos parlamentos do Ceará.

Deputado federal mais bem votado em 2022, o bolsonarista André Fernandes (PL), que em 2020 ajudou a eleger um de seus assessores, Inspetor Alberto (PL), vereador de Fortaleza, em 2022 foi mais ousado e bancou a candidatura do pai, o pastor Alcides Fernandes, 13º deputado estadual mais bem votado daquele ano, com pouco mais de 79 mil votos. Para 2024, André não deve apostar em candidatura direta de parente, mas de correligionários partidários.

No entanto, Carmelo Neto (PL), outro bolsonarista neófito na politica partidária, e o mais votado para a Assembleia Legislativa em 2022, está apostando todas as fichas na candidatura da esposa, a paulistana Bella Carmelo, também do PL, para o parlamento da Capital cearense.

Outro que está investindo na candidatura da esposa para a Câmara Municipal de Fortaleza é o deputado Apóstolo Luiz Henrique (Repu), que quer ajudar a eleger vereadora a Bispa Vanessa Lima. Ela foi candidata à deputada federal em 2022, mas não obteve sucesso.

Diferente de Luiz Henrique, que não obteve sucesso na tentativa de eleger a mulher, o pré-candidato a prefeito de Fortaleza, Capitão Wagner (União), ajudou na eleição da esposa, Dayany Bittencourt à deputada federal. A parlamentar, que durante a eleição atendia pelo nome de “Dayany do Capitão”, conquistou a última vaga do União Brasil para o Ceará na Câmara Federal, em 2022.

Também eleita deputada federal com o apoio do pai, o prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, Fernanda Pessoa (União) agora vai atuar junto com Roberto na candidatura do jovem René Pessoa, sobrinho dela e neto do gestor municipal.

Ainda no âmbito da Câmara de Fortaleza, o deputado estadual Antônio Henrique (PDT) tem trabalhado constantemente na pré-candidatura de Jânio Henrique, seu irmão. Nas redes sociais, a presença do familiar tem tomado a maior parte das postagens, inclusive, sendo motivo de reclamações na tribuna do Plenário Fausto Arruda.

O próprio prefeito Sarto deve apoiar, mais uma vez, o irmão, o hoje vereador licenciado Elpídio Nogueira (PDT). Os dois têm uma parceria histórica na cidade. O deputado Fernando Hugo (PSD) dessa vez atuará na campanha  do filho, Marcel Colares, para a Câmara de Fortaleza. O outro filho do parlamentar, Renan Colares, atualmente vereador licenciado, desistiu da candidatura e deve focar em voos mais altos em futuros pleitos.

Parentes

O deputado estadual Jeová Mota (PDT) chegou a lançar o nome do filho, Felipe Mota, filiado ao PSB, como pré-candidato a vereador de Fortaleza.

Políticos também vão se dedicar com mais empenho a candidaturas de parentes em prefeituras dos municípios do Interior cearense. Agenor Neto (MDB) trabalha na pré-candidatura do filho, Ilo Neto (PT), a prefeito de Iguatu. Dr. Jaziel (PL) vai atuar na pré-candidatura da esposa, Dra. Silvana (PL), na disputa em Maracanaú.

O deputado federal Moses Rodrigues (União) atuará na campanha do pai, o deputado Oscar Rodrigues (Uniã), em Sobral. Já o deputado estadual Firmo Camurça (União) se empenhará na candidatura da esposa, Larissa Camurça, em Pacatuba.

Reeleição

Gabriella Aguiar (PSD) e o irmão, Domingos Neto (PSD), estarão atuando na campanha da mãe, Patrícia Aguiar, em Tauá. O deputado Guilherme Landim (PDT) apoiará a mãe, Gislaine Landim, em Brejo Santo. Jô Farias (PT) também atuará na candidatura do esposo, Nezinho Farias, em Horizonte. O lider do Governo Elmano, Romeu Aldigueri (PDR) apoia o nome do irmão Aníbal Filho, em Granja.

O deputado federal Júnior Mano (PL) vai investir, mais uma vez, na candidatura da esposa, a prefeita de Nova Russas Giordanna Mano. Mauro Filho (PDT), se dedicará à candidatura do filho Davi Benevides, em Redenção. Os seis pretensos postulantes citados tentarão reeleição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *