Vereador faz histórico de eleições com resultados inesperados em Fortaleza a cada vinte anos

A cada duas décadas Fortaleza protagoniza eleições acirradas que surpreendem o eleitorado, e, principalmente, aqueles que estão na disputa eleitoral. A avaliação é do vereador Danilo Lopes (PSD), que fez um alerta para pretensas candidaturas que estão polarizando na pré-campanha. Na opinião dele, curtidas e comentários nas redes sociais não garantem sucesso no pleito.

Ele lembrou que em 1985, no processo de redemocratização, a petista Maria Luiza Fontenele foi eleita “contra tudo e contra todos, quando ninguém acreditava que ela poderia”. Ele lembrou do fato histórico quando o emedebista Paes de Andrade concedeu entrevista praticamente como prefeito eleito, e foi surpreendido pela eleição de Fontenele. “Fortaleza é uma cidade que surpreende. Luizianne foi contra o PT, saindo de 1% e eleita contra tudo e contra todos”.

Entre a eleição de Maria Luiza e Luizianne Lins passaram-se duas décadas. Durante esse período, na avaliação dele, houve um período de marasmo nas eleições, com Ciro Gomes sendo apadrinhado por Tasso Jereissati, Juraci Magalhães apoiando Antônio Cambraia e Cambraia “devolvendo” o cargo a Juraci, que se manteve no poder por mais dois mandatos até a eleição de Lins.

Logo após os dois mandatos do PT em Fortaleza, Roberto Cláudio figurou durante dois mandatos e Sarto está concluindo sua primeira gestão e indo para disputa à reeleição. Danilo Lopes lembrou que desde a eleição de Luizianne, em 2004, já se vão vinte anos.

“Vai ser uma eleição emocionante novamente. Uma eleição daquelas que temos a cada 20 anos. Este ano é um ano de emoção em Fortaleza”, pontuou. Segundo ele, em enquetes feitas com seus correligionários, o nome de Roberto Cláudio desponta, mas o pedetista não se arriscaria em uma disputa eleitoral sendo que deixou a Prefeitura bem avaliado pelos cidadãos. “Ele não é louco. Saiu como prefeito extremamente bem avaliado. Todo mundo lembra do 7 a 1 da Alemanha na seleção brasileira do Felipão, mas ninguém lembra do que o Felipão fez, ganhou a Copa de 2002”.

Polarizado

Ainda segundo Lopes, a direita e esquerda estão se digladiando em uma pauta política “enfadonha”. Em sua avaliação, é preciso que o País supere esse momento e aposte em pessoas que tragam esperança para a população. “Esse está sendo o grande problema. As pessoas estão procurando quem pode dar esperança. A gente tem uma divisão política muito grande. Temos o prefeito que não está com avaliação boa. Mas o mentor dele, o ex-prefeito, seria eleito contra qualquer um”.

Na avaliação do parlamentar, o eleitor não se vincula a partido político, mas a quem foi bom gestor. “Essa avaliação serve para todo mundo. quem tem polarizado, não fique se achando por ter um bocado de curtida em rede social. Isso não vai dar em nada. Estamos em busca de alguém que venha dar uma gestão digna para Fortaleza”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *