Oposição na Assembleia do Ceará mira candidatura do PT em Fortaleza

Apesar de diminuta, a oposição ao governador Elmano de Freitas na Assembleia Legislativa tem feito muito barulho e direcionado o ritmo das discussões na Casa. Nas últimas semanas, para além do chefe do Poder Executivo, as críticas da bancada foram direcionadas ao presidente da Mesa Diretora, Evandro Leitão (PT), que é pré-candidato a prefeito de Fortaleza.

Com representantes de três pretensos candidatos a prefeito no parlamento cearense, acusações e insinuações têm sido feitas na tribuna do plenário da Casa, principalmente, contra a gestão Elmano de Freitas, e nos últmos dias, contra a atuação de Evandro Leitão como presidente do Legislativo Estadual.

Primeiro, os deputados de oposição, aliados de Capitão Wagner (União), Sarto (PDT) e André Fernandes (PL) apontaram falta de transparência da gestão Evandro Leitão por não fornecer imagens de sessão ordinária ocorrida no dia 15 de fevereiro de 2018, o que foi feito através de requerimento. O propositor do pedido, o deputado Cláudio Pinho (PDT), ameaçou, inclusive, entrar na Justiça para obter o vídeo solicitado.

O interesse da oposição é verificar falas de Evandro, então líder do Governo Camilo Santana, em que ele justifica ser contra a instalação da CPI do Narcotráfico por temer pela vida de seus familiares. De acordo com os opositores, a instalação do inquérito esclareceria pontos do aumento da violência que atinge o Estado atualmente.

A idea no campo político é insinuar que Evandro teria culpa da não instalação da CPI, já que ele era o líder da base governista, o que motivou a retirada de assinaturas de alguns parlamentares. O pedido de inquérito, feito ainda em 2015, é de autoria da ex-deputada petista Rachel Marques.

Mais recentemente, nas plenárias que ocorreram após o incêndio que atingiu a Casa Legislativa, parlamentares da oposição criticaram o que chamaram de “desvio de finalidade” da Assembleia ao distribuir alimentos e materiais para cozinhas comunitárias em Fortaleza. De acordo com eles, há interesse político-eleitoral na medida, que estaria beneficiando somente associações que atuam na Capital cearense.

Em contrapartida, eles lamentaram o incêndio que atingiu a Casa, que segundo informaram, só foi possível pela falta de manutenção na sede do Poder Legislativo. Afirmaram, ainda, que os recursos que foram direcionados para as cozinhas comunitárias poderiam ter sido repassados para melhoria dos espaços da Assembleia.

Deputados governistas rebatem as falas de seus colegas de oposição, e apontam que as críticas têm como único objetivo macular a imagem de Evandro Leitão, visto que os opositores estariam atuando a mando de suas lideranças políticas e pretensos candidatos a prefeito de Fortaleza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *