Pelo menos nove deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Ceará seguem como pré-candidatos a prefeito para o pleito deste ano no Estado. A maioria dos parlamentares está na disputa por prefeituras na Região Metropolitana de Fortaleza.
O presidente da Casa Legislativa, o deputado Evandro Leitão (PT), é o nome do Partido dos Trabalhadores para a Prefeitura de Fortaleza, Município com maior colégio eleitoral do Ceará. Ele foi escolhido pela cúpula da legenda, após disputa interna com outros petistas, que desistiram do confronto, em busca de unidade. Apesar da atitude, a deputada federal Luizianne Lins (PT) ainda não decidiu se vai participar concretamente da campanha em favor de Leitão.
Nas últimas semanas, Leitão tem intensificado visitas a bairros da cidade, bem como aumentado participação nas redes sociais, em busca de massificar seu engajamento junto ao eleitorado da Capital cearense. O parlamentar aparece em quarto lugar nas pesquisas de intenção de votos entre os principais nomes na disputa para prefeito da Capital.
O vice-presidente da Casa, Fernando Santana (PT), é outro petista em busca de eleição neste ano. Ele é o pré-candidato da sigla em Juazeiro do Norte, maior Município da Região Metropolitana do Cariri. Santana foi escolhido nome da oposição para a disputa e conta, agora, com o apoio do deputado Davi de Raimundão, do MDB, que figurava como principal opositor da gestão de Gledson Bezerra, atual prefeito da cidade.
Dois deputados da Assembleia ainda se colocam como pretensos candidatos a prefeito no Município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. São eles: Dra. Silvana, pelo PL, e Lucinildo Frota, pelo PDT. Este último se alinhou à oposição ao Governo do Estado após não receber apoio do governador Elmano de Freitas para confrontar o atual prefeito Roberto Pessoa, postulante à reeleição. O deputado Julinho (PT), que também tinha se colocado como pré-candidato, depois de perder espaço no Partido dos Trabalhadores, resolveu se aliar a Pessoa.
A deputada Emília Pessoa (PSDB) é pré-candidata à prefeita de Caucaia, segundo maior Município do Ceará, com possibiliade de segundo turno. Ela tem se distanciado da gestão Elmano de Freitas, inclusive, recentemente, votou contra projeto que versava sobre operação de crédito especial do Governo. O motivo: o chefe do Poder Executivo Estadual tem candidato na cidade, que é o seu ex-articulador político, Waldemar Catanho.
Cláudio Pinho (PDT), pela oposição, tenta retornar à Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, também na Região Metropolitana de Fortaleza. Também pela oposição, Oscar Rodrigues (União) se colocou como pré-candidato a prefeito de Sobral, na Região Norte. Também seguem como pretensos postulantes o suplente em exercício Simão Pedro (PSD), em Oros, e o deputado Lucílvio Girão (PSD), em Marangupe.
Veja os deputados da Assembleia com pré-candidaturas no Ceará:
Evandro Leitão (PT) – Fortaleza
Dra. Silvana (PL) – Maracanaú
Lucinildo Frota (PDT) – Maracanaú
Emilia Pessoa (PSDB) – Caucaia
Oscar Rodrigues (União) – Sobral
Cláudio Pinho (PDT) – São Gonçalo do Amarante
Fernando Santana (PT) – Juazeiro do Norte
Simão Pedro (PSD) – Oros
Lucilvio Girão (PSD) – Maranguape