Câmara de Fortaleza retoma atividades de olho nas eleições municipais deste ano

Depois de mais de um mês de recesso, os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza retornam ao trabalho nesta quinta-feira (01), de olho nas eleições deste ano. Presidente da Casa Legislativa, o vereador Gardel Rolim (PDT) tem orientado seus pares a evitarem confrontos na tribuna do Plenário Fausto Arruda e manterem o respeito mútuo durante os debates.

Em ano eleitoral é comum que os parlamentares aumentem o tom das críticas e as discussões partam para embates mais acalorados. Com um número considerável de aliados na Casa, o prefeito Sarto deve ser o centro das atenções. No entanto, o petista Evandro Leitão, assim como foi no primeiro semestre deste ano, também tende a ser alvo de bolsonaristas, alinhados com André Fernandes (PL), e pedetistas na Câmara.

A abertura dos trabalhos desta quinta-feira, conforme informou Gardel Rolim, deve ser realizada formalmente, sem qualquer mudança no rito do retorno dos trabalhos do segundo semestre. Até a publicação desta matéria não era dado como certa a presença do prefeito Sarto, que não se encontrava em Fortaleza.

Não foi tratado, até o momento, qualquer projeto específico de interesse da gestão, apenas o orçamento para 2025, o último do primeiro mandato de Sarto, que deve chegar na Casa nas próximas semanas. O Plano Diretor, ainda que chegue na Câmara Municipal neste ano, só será discutido na próxima Legislatura, que se inicia no próximo ano.

Há, ainda, uma discussão na Casa sobre as três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que foram instaladas no primeiro semestre: uma delas fiscalizando os serviços da Cagece, outra da Enel e uma terceira que se debruça sobre o funcionamento do transporte por aplicativo. Os três colegiados devem apresentar relatório até o fim do ano.

A Câmara Municipal de Fortaleza funcionará normalmente no período eleitoral, com sessões ordinárias sendo realizadas às terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, segundo informou Gardel Rolim. Segundo informou, ele vem conversando com seus pares, buscando sensibilizá-los sobre a importância de manter o decoro durante a campanha.

“A gente vem conversando para que eles deixem determinadas questões fora dos muros da Câmara. Temos que discutir política com p maiúsculo. A orientação é para que a turma deixe as questões eleitorais de fora. Tenho pedido para fazerem um debate respeitoso, mais focado na cidade. Mas cada um traduz o seu projeto”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *