O fim de semana foi marcado pela realização das últimas convenções partidárias que oficializaram os nomes dos candidatos a prefeito e vice-prefeito de Fortaleza. A Capital cearense apresentou oito nomes para a disputa majoritária deste ano.
O prefeito Sarto, que disputa reeleição, foi um dos primeiros a apresentar-se como candidato no pleito deste ano, oficializando-se como candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no dia 28 de julho. O presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Élcio Batista, seguirá ao lado do atual chefe do Poder Executivo como postulante a vice-prefeito.
Durante a convenção partidária, o prefeito Sarto teceu críticas a seus adversários diretos, chamando um de “covarde”, outro de “candidato dos motins” e de “excêntrico” um terceiro. A coligação que apoia o prefeito Sarto é formada por PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza, DC e Agir. Apesar de não aparecer na coligação, os membros do Podemos devem apoiar a candidatura de Sarto à reeleição.
Capitão Wagner (União) vai para a sua terceira disputa à Prefeitura de Fortaleza, agora sem apoio de qualquer outra agremiação. O postulante até tentou se coligar com o PL e o NOVO, mas sem sucesso. Na convenção partidária, realizada no último sábado (03), ele escolheu a conselheira tutelar Edilene Pessoa como sua candidata à vice-prefeita. Para o postulante, essa é a campanha de sua vida.
Evandro Leitão, do Partido dos Trabalhadores (PT), realizou a maior convenção partidária entre os candidatos, com a presença do governador Elmano de Freitas, do ministro da Educação Camilo Santana e do presidente Lula. O presidente da Assembleia Legislativa também conseguiu o maior número de partidos aliados.
Estão na coligação de Leitão, além de PT, os partidos PCdoB, PV, PSD, MDB, PSB, Republicanos e PP. O petista deve ter o maior tempo de rádio e televisão durante a propaganda eleitoral gratuita. Ele escolheu a também deputada Gabriella Aguiar, do PSD, como a candidata a vice-prefeita de Fortaleza, que desbancou outros nomes como os de Luisa Cela e Enfermeira Ana Paula, que resolveu deixar os quadros do PSB após ser preterida.
O candidato a prefeito André Fernandes, do PL, escolheu a integrante do Shalom Alcyvania Pinheiro, irmã do vereador Jorge Pinheiro (PSDB), como a candidata a vice. Ele resolveu fazer uma convenção fechada e também não conseguiu se coligar com outra legenda. Já o senador Eduardo Girão, do NOVO, escolheu Silvana Bezerra como a candidata a vice. Ela é viúva do ex-governador Adauto Bezerra.
Técio Nunes é o candidato a prefeito do PSOL, e tem como candidata a vice a ambientalista Cindy Carvalho, da Rede Sustentabilidade. A candidatura psolista conta ainda com o apoio do Unidade Popular (UP). Zé Batista é o candidato do PSTU, e conta com Malu Costa como vice. Chico Malta é o nome do PCB para a disputa majoritária, que apresentou Roberto Santos como o postulante a vice-prefeito.
Conheça as candidaturas em Fortaleza:
Sarto (PDT)/ Élcio Batista (PSDB)
Evandro Leitão (PT)/Gabriella Aguiar (PSD)
Capitão Wagner (União)/ Edilene Pessoa (União)
André Fernandes (PL)/ Alcyvania Pinheiro (PL)
Eduardo Girão (NOVO)/ Silvana Bezerra (NOVO)
Técio Nunes (PSOL)/Cindy Carvalho (Rede)
Zé Batista (PSTU)/ Malu Costa (PSTU)
Chico Malta (PCB)/ Roberto Santos (PCB)