O clima segue de atritos entre os deputados da Assembleia Legislativa, seja entre base governista e oposição e até entre aliados. E deve seguir assim durante todo o período eleitoral. Na manhã desta terça-feira (13), o deputado De Assis Diniz (PT) levou uma bronca da colega Lia Gomes (PDT) após comparar o ex-governador Ciro Gomes (PDT) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Durante pronunciamento, o petista, em defesa da gestão do governador Elmano de Freitas disse que vai “esperar a próxima fala do Ciro/Bolsonaro, Bolsonaro/Ciro. Aliás, será que ele vai sábado?”, questionou ele em alusão à carreata que deve ser realizada sábado (17), em Fortaleza, com a presença do ex-presidente.
Já há algumas semanas, desde que Ciro Gomes chamou o PT de “quadrilha”, De Assis Diniz vem fazendo críticas ao líder pedetista, chamando ele de “linha auxiliar do bolsonarismo”. As colocações do petista não agradaram Lia Gomes, irmão de Ciro e deputada estadual, que estava presente à sessão ordinária desta quinta-feira.
Em resposta, ela afirmou que Diniz realiza uma “campanha sórdida” para macular a imagem do irmão. Ela também apontou que Ciro Gomes esteve ao lado de bolsonaristas, no Crato, durante convenção do candidato a prefeito Dr. Aloísio, em defesa da candidatura de um membro do União Brasil, e isso não o faz um aliado de Bolsonaro. Ela lembrou que no Governo Lula três de seus ministros são do mesmo partido de Aloísio, um deles, inclusive, sendo investigado por irregularidades.
“O deputado De Assis vem numa campanha sórdida, tentando desqualificar a história do Ciro. Porque o Ciro foi apoiar um candidato do União Brasil ele é bolsonarista? O Lula tem três ministros do União Brasil, um deles indiciado pela Polícia Federal por crime de lavagem de dinheiro, de organização criminosa. Agora o PT é bolsonarista?”, disparou.
Ainda de acordo com ela, há uma campanha para tentar desqualificar a história de Ciro Gomes, que segundo disse é “a única voz com lucidez, que critica e apresenta solução. Não vão calar, ele vai continuar falando, que seja para os 3% dele. É a segunda vez que o deputado tenta desqualificar o Ciro”. O deputado Sérgio Aguiar (PDT) se somou às falas de Lia e destacou a importância da liderança de Ciro Gomes para a formação de novos políticos no Ceará.
Críticas
De Assis Diniz não se deu por vencido e respondeu à colega pedetista. Segundo ele, suas críticas só foram feitas após ataques do líder do PDT, que chamou o Partido dos Trabalhadores de “quadrilha”. “Tenho 60 anos de vida, 40 deles no PT. Não vou deixar ele chamar o PT de quadrilha, porque está me chamando de quadrilheiro. A sua conduta é de linha auxiliar do bolsonarismo, quer você queira ou não, deputada. Pode continuar falando, que eu vou continuar defendendo as visões dos projetos que construímos ao longo da vida”.