Programas dos candidatos em Fortaleza têm apresentação, indiretas para adversários e propostas

No primeiro dia do horário eleitoral na Televisão, candidatos a prefeito de Fortaleza se apresentaram para a população. Enquanto uns se apresentaram para os eleitores, visto ainda serem desconhecidos, outros já mostraram propostas focando em público específico. Houve ainda quem fizesse indireta para adversários.

O foco do primeiro programa do prefeito Sarto (PDT), candidato à reeleição, foi a juventude. O postulante teve 1min5s de tempo no rádio e televisão e se apresentou com o já famoso óculos juliet, destacando as principais ações de seu Governo voltadas para a juventude.

Um dos projetos foi a entrega de mais Cucas, visando a formação dos jovens, o passe livre estudantil para todos os estudantes de Fortaleza, além da construção de 10 escolas de tempo integral, mais de 30 super creches, o Academia Enem e o Fortaleza Bilíngue. “Isso é a base, o tijolinho que faltava para fazer de Fortaleza a melhor educação do Brasil. Pega a visão! Bora comigo, porque a mudança não pode parar”, disse.

Capitão Wagner (União) se apresentou como um candidato mais preparado do que em pleitos passados, destacando feitos de sua formação política. Ele também fez críticas indiretas a seus principais adversários na disputa eleitoral deste ano em Fortaleza.

Se apresentou como especialista em segurança, professor, gestor da saúde do Município de Maracanaú e tendo vindo da periferia. “Mudar é bom, é assim que a gente evolui e vai pra frente. Me formei em direito, fui secretário de saúde de Maracanaú, montei um time, estou mais maduro e preparado. Agora é sua vez de mudar. Chega de quem aparece fantasiado para pedir seu voto, um poste que precisa de padrinho porque não tem luz própria”, disparou.

Evandro Leitão (PT), que tem mais da metade do tempo de todos os candidatos, apareceu ao lado da vice, Gabriella Aguiar (PSD), mas voltou a colar sua imagem nas figuras de Camilo Santana, Elmano de Freitas e Lula. E manteve o lema petista do “cuidar das pessoas”, que há anos é pauta de discursos de Lula, e foi usado por Camilo e, mais recentemente, por Elmano de Freitas nas eleições de 2022.

O candidato também apresentou algumas propostas de seu plano de governo. A principal é a promessa do fim da taxa do lixo. Ele se propõe, ainda, a criar o Pé de Meia de Fortaleza, ampliar passe livre estudantil para o fim de semana, zerar filas de esperar para creche, postos de saúde até às 21h, cartão saúde mais fácil em parceria com clínicas populares para consultas e exames, espaço girassol para atender mães atípicas e filhos com TEA, além de ampliar a Guarda Municipal e integrar a corporação com Estado e União, criar o pelotão das guardas em cada regional.

“Eu, Lula, Camilo e Elmano formamos uma grande aliança em torno de um só projeto: lutar contra a desigualdade e melhorar a vida das pessoas. A maior de todas as alianças é com você”, disse o candidato petista.

Fortaleza

André Fernandes (PL) evitou se associar à figura do ex-presidente Jair Bolsonaro e não fez qualquer menção a seu líder político. Fez críticas aos governos de Fortaleza nos últimos 30 anos e focou em temas como saúde e segurança. Ele lembrou, ainda, que foi o deputado federal mais bem votado do Ceará.

“Chega uma hora em que a gente cansa de reclamar, de ficar só falando. Posso fazer bem mais por Fortaleza. Fortaleza inteira vai conhecer quem eu sou. Aqui meus filhos vão viver e estudar. Há 30 anos os governos estão nas mãos dos mesmos políticos de sempre. Sou contra o sistema. Essa cidade precisa de energia, de renovação”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *