O prefeito Sarto copiou uma das propostas do candidato a prefeito André Fernandes (PL) e prometeu acabar com as multas por viseiras de capacetes levantadas. Ele também se comprometeu a perdoar todas as infrações registradas nos últimos cinco anos.
Nos últimos anos da gestão Sarto essa foi uma das principais críticas por parte de motoqueiros na cidade, principalmente aqueles que trabalham com entregas e corridas por aplicativos. Essa, inclusive, foi uma proposta apresentada pelo também candidato André Fernandes, ainda antes do início da campanha eleitoral.
Em uma publicação em suas redes sociais, Sarto utiliza vídeo de André Fernandes com um corte em que o bolsonarista diz que “Fortaleza não tem um prefeito, tem um pai. Obrigado, Sarto”, em alusão à proposta de seu adversário.
“Sendo reeleito, que eu vou ser, vamos enviar a mensagem para a Câmara para anistiar todas as multas. Vamos perdoar todas as multas, porque não faz sentido. É um exagero da Lei, que é nacional”, disse Sarto. Ainda de acordo com ele, a Prefeitura já fez isso com outras matérias e vai realizar com as multas das viseiras.
“Vou acabar e perdoar todas as multas de viseiras, porque a mudança não pode parar”, disse Sarto.
A ideia, porém, foi criticada pelo vereador Danilo Lopes (PSD), que tem levantado essa bandeira na Câmara Municipal de Fortaleza, inclusive, apresentando propostas tratando do tema. “Que cara de pau! Quantas vezes a gente solicitou sensibilidade da AMC e não obtivemos retorno? O Código de Trânsito permite que não se multe quem estiver com a viseira levantada, mas parado. O videomonitoramento está sendo implacável com todo mundo, sem direito a defesa”, pontuou.
Ainda de acordo com o parlamentar, nenhum condutor que recorreu às multas ocasionadas por vídeomonitoramento conseguiu deferimento de seus pedidos. “Nunca foi falta de diálogo com a Prefeitura. O prefeito vai devolver o dinheiro que você pagou? Eu, com um grupo, falamos para toda a diretoria da AMC que era simples evitar o conflito. Não nos escutaram. Agora é sal grosso”, disparou.