Em meio a queda nas pesquisas eleitorais apresentadas nos últimos dias, os candidatos a prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União) têm adotado estratégias distintas na tentativa de chegarem ao segundo turno da campanha. Enquanto o pedetista segue buscando tirar votos do petista Evandro Leitão (PT), Wagner tem atuado de forma a atingir todos os seus adversários, mas com foco especial em André Fernandes (PL).
As pesquisas eleitorais recentes mostram um crescimento das candidaturas petista e bolsonarista, e recuo por parte de Wagner e do atual prefeito de Fortaleza. Enquanto Sarto tem a coligação com maior número de apoiadores, Capitão, que não conseguiu se coligar, conta com apenas 44 aliados na campanha eleitoral deste ano.
Sarto, que foi aliado de Evandro Leitão nos últimos anos, se distanciou do hoje presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, e tem apostado em críticas e ataques contra o candidato, tanto nos debates políticos, quanto em entrevistas e inserções na televisão e nas redes sociais.
Nos programas mais recentes, ele tem tentado ligar Evandro ao aumento da violência no Estado por ter se posicionado contra a instalação da “CPI das Facções Criminosas”, em 2018, quando este era líder do Governo Camilo Santana na Assembleia Legislativa. “Quem é contra facção, não vota no Leitão”, tem veiculado José Sarto contra o petista.
Por conta disso, ele já foi penalizado pela Justiça Eleitoral à fixar direito de resposta a Evandro Leitão em suas redes sociais.”Não vá pensando que você votando no Leitão, vai votar no Lula. O Leitão é o Leitão. Fortaleza não vai ficar quatro vezes pior”, diz Sarto em publicação recente em suas redes sociais. Ele também tem comparado o candidato petista ao animal leitão.
Sarto tem Evandro como seu principal oponente nessas eleições, mas também fez críticas a André Fernandes, principalmente sobre vídeos antigos publicados pelo bolsonarista nas suas reds sociais no passado.
Capitão Wagner, porém, como disputa mesmos votos que André Fernandes, tem o postulante como seu principal opositor nesta campanha. Ele tem pontuado, principalmente, questões relacionadas ao comportamento do bolsonarista contra minorias, como críticas feitas pelo candidato no passado contra mulheres. Mais recentemente ele vem também se posicionando contra “o candidato do PT”, como vem se posicionando sobre Evandro Leitão.
Jogo
“O sistema é bruto. Você conhece que sou oposição a Ferreira Gomes e o PT. Sou cristão e desejo que o’coração dessas pessoas seja tocado. Por que o PT me ataca todo dia não fala dos outros candidatos? E porque o outro candidato só fala de mim e não fala do PT? Isso é jogo armado pelo sistema para se manter no poder. O PT sabe que eu dou um peia nele no segundo turno, mas ele ganha dos outros candidatos. O sistema é bruto, mas somos uma fortaleza”, disse recentemente.
André Fernandes, por sua vez, tem respondido a ataques de Wagner, mas também tem mirado na gestão do prefeito Sarto, inclusive, utilizando jingle contra Sarto, que viralizou nas redes sociais. Evandro Leitão, por outro lado, é o candidato que tem evitado entrar na briga dos outros postulantes, evitando assim ser alvo de mais ataques.