O Podemos é o partido com o maior número de candidaturas femininas na disputa eleitoral deste ano para a Câmara Municipal de Fortaleza. De uma chapa formada por 44 candidaturas, ao menos 20 delas são de mulheres, o que representa pouco mais de 45% de todos os nomes da legenda na disputa.
O partido conseguiu o feito de indicar mais mulheres na campanha deste ano na campanha na Capital cearense. A pauta em defesa das candidaturas têm sido bandeira levantada principalmente por partidos de esquerda, como o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL.
No entanto, no quesito candidaturas femininas esses dois partidos deixam a desejar frente ao número de indicações feitas pelo Podemos. Enquanto a sigla centrista apresentou 20 mulheres como candidatas, a agremiação petista, que faz parte de Federação com PV e PCdoB, indicou apenas oito. Isso porque as outras cinco eram das siglas federadas, sendo três do PV e duas do PCdoB. Isso só representa 29% do total da chapa.
Das 30 candidaturas apresentadas da Federação PSOL/Rede, 13 são femininas, sendo 11 da sigla socialista e duas da outra agremiação. As candidaturas do Podemos, porém, representam, mais de 45%, o que coloca a sigla à frente das demais nessse segmento, seja em valores totais ou proporcionais.
O presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), o ex-prefeito Roberto Cláudio, afirmou que o partido deve eleger a maior bancada feminina da Câmara Municipal de Fortaleza. No entanto, o partido só apresentou 14 nomes de mulheres em uma chapa formada por 44 postulantes.
Femininas
Proporcionalmente, o partido com menos candidaturas femininas é o Progressistas (PP), que apresentou 12 nomes para a campanha, sendo apenas 12 mulheres, o que representa 27% da chapa. O Agir também foi uma das legendas com menos mulheres na campanha, com apenas 13 de 44. O PSB também aparece com 13 candidaturas femininas para um total de 44.
Depois do Podemos, vem o Republicanos com 14 mulheres na campanha frente a uma chapa total de 37 nomes, o União Brasil, com 16 candidaturas femininas de um total de 44, o DC, com 16 de 44, e o Avante, com 14 nomes femininos de uma chapa composta com 38 quadros.