
O vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB) vem a Fortaleza na próxima sexta-feira (07) para o evento de filiação de parlamentares e lideranças políticas locais aos quadros do Partido Socialista Brasileiro. O anúncio foi feito pelo deputado Guilherme Landim (PDT), na manhã desta quarta-feira (05), a tribuna do Plenário 13 de Maio. Ele, assim como outros pedetistas da Assembleia Legislativa, estão deixando os quadros da sigla para ingresso na legenda pessebista.
Além de Geraldo Alckmin, participam da solenidade o governador Elmano de Freitas (PT) e o senador Cid Gomes (PSB), principal liderança da sigla, e o responsável por estar atraindo quadros do PDT para a legenda. O evento será realizado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter decidido pela desfiliação de deputados do PDT sem que eles sejam penalizados por isso.
Na sessão ordinária desta quarta-feira, os deputados, ainda no PDT, se despediram a sigla, mas sem fazer qualquer ataque a atual direção ou lideranças pedetistas oposicionistas. Destacaram que, assim como em nível federal, na gestão Lula, o PSB do Ceará terá a maior bancada de apoio ao governador Elmano de Freitas.
Nove dos 13 deputados do PDT na Assembleia Legislativa devem deixar os quadros do partido, mas nem todos confirmaram ingresso no PSB, a exemplo do presidente da Mesa Diretora, o deputado Romeu Aldigueri (PDT), que desde o último pleito tem demonstrado proximidade com o Partido dos Trabalhadores.
Restarão no PDT da Assembleia os deputados Lucinildo Frota, Antônio Henrique, Queiroz Filho e Cláudio Pinho, todos de oposição. “Infelizmente vivemos uma turbulência interna, o que acabou fazendo com que a gente entrasse com ação, e o TSE nos deu a oportunidade de iniciar uma nova trajetória, uma nova caminhada nessa legenda”, disse Marcos Sobreira, ainda no PDT.
Atualmente, o PSB é a maior força partidária do Estado entre os gestores municipais,tendo eleito 65 prefeitos e quase 500 vereadores em todo o Ceará. “Com o Alckmin somos o principal partido de apoio ao presidente Lula. Com a maior bancada desta Casa, seremos o principal partido de apoio ao governador Elmano. Podemos corrigir eventuais erros, mas fazer força para que a gente possa ter o principal apoio nessa Casa”, pontuou.
Parceria
Guilherme Landim (PDT) agradeceu a acolhida e o tempo em que permaneceu no PDT, além da parceria dos parlamentares e colegas de bancada. “No PDT vivi bons momentos, fui bem acolhido e agradeço ao presidente nacional, André Figueiredo, por toda a parceria. Infelizmente divergências culminaram na minha saída e saída de alguns colegas, mas sou grato pela oportunidade de ter participado dessa bancada”.
Segundo o parlamentar, o evento de filiação vai contar com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do senador Cid Gomes. “Agradeço a todos do PSB, e é com muita alegria que eu e outros parlamentares entramos no partido visando fortalecer o projeto para nosso Estado”, frisou.