Câmara de Fortaleza retoma atividades, com presença de prefeito e protesto de professores

A Câmara Municipal de Fortaleza retoma as atividades legislativas na próxima segunda-feira (01), com nova Mesa Diretora e vereadores eleitos no pleito do ano passado. O prefeito Evandro Leitão (PT) confirmou presença. Já na terça-feira (04), durante a primeira sessão ordinária, professores e professoras marcaram manifestação para a sede da Casa Legislativa para pressionar por aprovação do reajuste salarial e outras demandas da categoria.

A nova Legislatura se inicia com a abertura dos trabalhos e leitura da mensagem prefeitural, onde o chefe do Poder Executivo apresentará metas da gestão para os próximos meses. Ele deve apresentar o projeto que versa sobre o reajuste dos profissionais de Educação, bem como a matéria que trata da Reforma Administrativa prometida ano passado. As sessões deliberativas, porém, só serão iniciadas na terça-feira (10).

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) dará início ao primeiro período legislativo de 2025 da 20ª Legislatura com uma Sessão Solene marcada para o dia 3 de fevereiro. A programação, que celebra o retorno das atividades parlamentares, começa às 9h na Praça Barros Pinho, em frente à sede do Legislativo, com o tradicional hasteamento da bandeira nacional.

Logo após, os vereadores seguirão para o Plenário da Casa, onde serão proferidos os discursos de abertura. O presidente da Câmara Municipal, vereador Leo Couto (PSB), fará o discurso inicial, destacando as prioridades e expectativas para o ano legislativo de 2025.

Na sequência, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão  apresentará um balanço do primeiro mês de sua gestão e entregará a mensagem com o plano de governo para a cidade. O documento trará os principais eixos de atuação e as metas para o desenvolvimento da Capital.

A composição da Câmara Municipal de Fortaleza conta com ao menos 31 vereadores da base governista, além de dois independentes e nove oposicionistas. Com as recentes indicações feitas por Léo Couto para as comissões temáticas, a Casa Legislativa tende a ter um ar mais progressista, apesar da oposição barulhenta que foi eleita para essa Legislatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *