
Desde que deixou de ser Governo no Ceará, o PSDB nunca mais foi o mesmo. O partido até tentou, algumas vezes, se reerguer sob nova direção, mas a verdade é que nunca voltou a ser a agremiação dos tempos áureos de Tasso Jereissati. A última tentativa foi com Élcio Batista, que assumiu a presidência da sigla com o compromisso de voltar a fortalecê-la. Ledo engano. O ex-vice-prefeito de Fortaleza deixou a direção do grêmio e partiu para São Paulo para tratar de tratar assuntos de ordem profissional.
O anúncio da saída de Élcio foi publicado nas redes sociais do PSDB Ceará. No anúncio também foi informado que o prefeito de Massapê, Ozires Pontes, assume interinamente a presidência do partido. Com isso,a legenda retorna para as mãos da família Pontes, já que o pai de Ozires, Luiz Pontes, presidiu a legenda por muitos anos.
Nas eleições municipais do ano passado em Fortaleza, o PSDB, em Federação com o Cidadania, apoiou a candidatura do prefeito Sarto (PDT) à reeleição. No segundo turno, a sigla esteve alinhada com o nome do bolsonarista André Fernandes (PL), que foi derrotado pelo petista Evandro Leitão.
Na Câmara Municipal de Fortaleza, o PSDB elegeu apenas um vereador, o bolsonarista Jorge Pinheiro. No decorrer da Legislatura passada, a sigla chegou a ter três parlamentares no Legislativo da Capital cearense. Na Assembleia Legislativa, a deputada Emília Pessoa é a única representante do grêmio.
“O PSDB/CE comunica que o presidente estadual do partido, Élcio Batista, solicitou afastamento das funções na Executiva Estadual,em virtude de novos compromissos profissionais assumidos na cidade de São Paulo”, diz a nota da executiva estadual do PSDB.
Ainda de acordo com o texto, o partido agradece “seu trabalho em benefício do partido” e informa que a presidência estadual passa a ser exercida provisoriamente pelo vice-presidente Ozires Pontes. Além de Massapê, o PSDB também elegeu o prefeito de Iguatu.