Ceará conquista categoria ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização; 150 municípios também alcançam padrão máximo

Mantendo-se exemplo nacional na área da educação básica, o Ceará alcançou a categoria ouro no Selo Nacional Compromisso Criança com a Alfabetização (Selo Criança Alfabetizada) 2024. O selo reconhece os esforços realizados por estados e municípios que asseguram o direito à alfabetização de crianças. No Ceará, 150 municípios receberam o certificado de selo ouro. O governador Elmano de Freitas participou da cerimônia de entrega, em Brasília, junto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o ministro da Educação, Camilo Santana; e outras autoridades.

Com uma série de bons resultados na educação básica, e um histórico de exemplos na área, o Ceará foi gratificado com a categoria ouro do Selo Criança Alfabetizada, que reconhece esforços e as iniciativas exitosas de gestão das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na criação e aplicação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.

Orgulhoso do resultado, o governador Elmano de Freitas destacou o árduo trabalho realizado na área da educação, junto aos municípios, em regime de colaboração, em busca da alfabetização das crianças cearenses. “Hoje, mais de 150 municípios do Ceará estão sendo reconhecidos pelos resultados da alfabetização na idade certa. O Ceará já alcançou 85% de crianças até o 2º ano alfabetizadas, e temos a meta de 100% das nossas crianças saberem ler e escrever até 2030. Portanto, é um orgulho muito grande ver o Ceará ser referência para todo o Brasil”, ressaltou.

Em 2023, resultado de uma política pública educacional integrada e participativa entre Estado e municípios, 85% das crianças das redes públicas cearenses alcançaram o nível de alfabetização definido pelo Inep para o 2º ano do ensino fundamental, tornando o Ceará o único estado a superar a meta nacional de alfabetização na idade certa. Esse trabalho em conjunto que prioriza a educação rendeu a 150 municípios cearenses o Selo Ouro de Alfabetização, a 12 municípios o Selo Prata e a seis o Selo Bronze.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *