
O presidente nacional em exercício do PDT, o deputado federal André Figueiredo, antes de reunião com a bancada pedetista no Ceará, teve encontros com o governador Elmano de Freitas e com o prefeito de Fortaleza Evandro Leitão, em meio a conflitos internos de sua sigla. O dirigente afirmou que a conversa desta sexta-feira (14) com o chefe do Poder Executivo Estadual seria uma espécie de pontapé inicial na parceria entre a agremiação e o Governo do Estado.
Carlos Lupi e André Figueiredo querem alinhar conversas com a bancada pedetista no Ceará depois anos de embate internos, que resultou na saída de quadros do partido, reduzindo seus membros na Assembleia Legislativa para cinco, quase todos fazendo oposição ao governador Elmano de Freitas. Na Câmara Municipal de Fortaleza, diferente do que se imaginava, quase todos os pedetistas, inclusive, aqueles que apoiaram André Fernandes no segundo turno, se alinharam a Evandro Leitão.
A exceção são os vereadores Jânio Henrique, irmão do deputado Antônio Henrique, e o vereador PPCell, que já declarou oposição da tribuna do Plenário Fausto Arruda. Na Assembleia, além de Antônio, fazem oposição ao Governo do Estado os pedetistas Queiroz Filho, Cláudio Pinho e Lucinildo Frota.
Segundo André Figueiredo, o encontro que foi realizado na manhã desta sexta-feira com o governador Elmano de Freitas teve como objetivo fortalecer o acordo de cooperação técnica (ACT), entre o INSS e o Governo do Ceará, assinado em dezembro de 2024, “e para iniciar um diálogo de parceria entre o PDT e o Governo do Estado”.
Entre os assuntos, foi tratado sobre a inauguração de uma nova unidade do Vapt VUPT no bairro Parangaba, que já começará a funcionar, oferecendo serviços de atendimento do INSS. A inauguração está prevista para março, e deve contar com mais uma visita de Lupi ao Estado. “Seguiremos trabalhando ao lado do Ministro Carlos Lupi e do Governo do Ceará, para trazer sempre mais serviços que ajudem a facilitar a vida do nosso povo”, disse.
Em outro encontro, dessa vez com o prefeito Evandro Leitão, foi discutido ações e projetos que ajudem a garantir o desenvolvimento da capital, além do fortalecimento da parceria pedetista com a gestão do prefeito Evandro, “para garantir que Fortaleza siga avançando, e se tornando cada vez mais uma potência do Nordeste e do Brasil”.
Em recado ao prefeito, Figueiredo afirmou que o gestor municipal pode contar com a sua parceria para “juntos seguir construindo uma Fortaleza cada vez mais próspera e exemplo de gestão e desenvolvimento para o restante do país”.