
Em coletiva de imprensa na manhã de sexta-feira (14), o ministro da Previdência Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT nacional, fez declarações que apontavam um distanciamento de suas ideias das do ex-prefeito Roberto Cláudio. Apesar de a direção da sigla defender um maior diálogo e proximidade com as gestões de Elmano de Freitas e Evandro Leitão, ambos do PT, o ex-gestor é defensor de que a bancada pedetista faça oposição aos chefes dos poderes executivo estadual e municipal.
No entanto, após almoço realizado no período da tarde, aliados do ex-prefeito apontam que no fim das contas a ideia que ficou foi a de que Roberto Cláudio não só permanece no partido, mas terá papel fundamental na disputa eleitoral de 2026, dirigindo alguns rumos da legenda no Ceará. Ele é apontado como potencial candidato ao Governo do Estado,visto que tentou a vaga em 2022 e foi derrotado.
Segundo Lupi, qualquer projeto em que Roberto Cláudio esteja à frente, ele estará junto, incorporando. “Eu sequer cogito a possibilidade de perdê-lo como um quadro do PDT”, afirmou o líder pedetista. Para aliados do ex-prefeito, ele deve liderar as ações do partido no Ceará, inclusive, com uma eventual candidatura em 2026.
Roberto Cláudio é o atual presidente municipal do PDT em Fortaleza. Apesar do posicionamento dele de oposição, a maioria dos quadros do grêmio na Câmara Municipal está alinhada com o prefeito Evandro Leitão, do Partido dos Trabalhadores. Dois deles estão na bancada oposicionista: Jânnio Henrique e PPCell.
Encontro
O almoço organizado pela direção estadual do PDT em Fortaleza contou com as presenças de quadros do partido, mas também com a ausência de deputados federais da sigla. Somente Mauro Filho esteve presente, mas saiu antes mesmo do encontro ser iniciado.
Estiveram presentes Kátia Rodrigues, Adail Júnior, Gardel Rolim, Luciano Girão, Paulo Martins, Marcel Colares, Jânio Henrique, PP Cell, além dos suplentes Raimundo Filho, Iraguassú Filho e Didi Mangueira. Também compareceram os deputados Antônio Henrique, Cláudio Pinho, Queiroz Filho e Lucinldo Frota.