
Os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram, durante sessão ordinária nesta quinta-feira (13), propostas que versam sobre o reajuste de 5,83% para servidores públicos do Ceará. De acordo com as matérias, o percentual tem como fundamento a recomposição das perdas inflacionárias dos últimos meses, sendo 4,83% retroativos a 1º de janeiro deste ano e mais 1% a partir de setembro de 2025.
Uma das propostas é de autoria da Mesa Diretora da Casa e promove a revisão geral da remuneração dos servidores públicos civis do Poder Legislativo. O objetivo, segundo o texto, é preservar o poder de compra dos servidores e garantir remuneração justa e compatível com a inflação.
Já o projeto de Lei do Tribunal de Contas do Estado do Ceará revisa a remuneração dos cargos efetivos, em comissão, dos proventos e das pensões do órgão. O texto de autoria do Tribunal de Justiça do Ceará reajusta a remuneração dos servidores públicos, ativos e inativos, inclusive pensionistas, do Quadro III do Poder Judiciário do Ceará.
E o projeto de Lei de autoria do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), atualiza a remuneração dos servidores do órgão. “Mostramos o compromisso dos senhores e senhoras parlamentares com os servidores públicos, com reajuste acima da inflação, com ganho real a partir de setembro”, destacou o presidente da Assembleia, deputado Romeu Aldigueri (PSB).