Deputado volta a reclamar de indicação de Onélia para o TCE, e leva invertida de colega

O deputado Sargento Reginauro (União) requentou pauta sobre a indicação da ex-secretária e ex-primeira-dama do Estado Onélia Santana para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), e levou uma invertida do seu colega, Guilherme Sampaio (PT). Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, o opositor questionou a presença da conselheira em evento de inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC), onde Onélia apareceu ao lado do seu esposo, o ministro da Educação Camilo Santana (PT).

“Alertamos muito do problema de ter como indicado a ex-primera-dama, esposa do ministro da Educação, o líder desse Governo, como conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Um entrave do ponto de vista ético. Como se coloca uma ex-secretária do Governo e ex-primeira-dama para avaliar as contas do próprio governo?”, questionou Reginauro.

Ele voltou a destacar que outros nomes com potencial para a vaga existiam na Casa Legislativa, mas passaram despercebidos. Ainda de acordo com Reginauro, “o ministro não teve a decência” de comparecer durante o processo de discussão do nome de Onélia na Casa, mas esteve ao lado dela durante a inauguração do Hospital Universitário, ato de Governo, com a presença do presidente Lula.

“E, pasmem, com a presença da sua esposa, a conselheira do Tribunal de Contas, que depois vai ter que fiscalizar as contas dessa obra, que foi resultado de uma grande festa de inauguração para estar funcionando com percentual mínimo, já com reclamação de pacientes. Causa estranheza. Está lá a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, que não sabe agora o momento em que separa o momento do fato de pertencer a esse grupo da posição que ela ocupa hoje, para ser isenta na atividade em que foi designada”, pontuou.

“Isso é o que virou o Estado do Ceará, num império que foi estabelecido pelo Camilo. Que coloca o pai num conselho e agora na Prefeitura, que coloca a esposa para ser conselheira do TCE, sem condição de julgar, avaliar as contas desse Governo. (Sargento Reginauro)

Em resposta a Reginauro, o líder do Governo, o deputado Guilherme Sampaio parabenizou Onélia pela ética de ter se declarado impedida de ser a parecerista das contas do Governo do Estado. “Essa é a prova cabal da sua lisura. Esta Assembleia é responsável pela sua indicação ao TCE, como todos os casos anteriores que passaram por indicação votada pela Assembleia”, disse.

Competência

Ele também parabenizou o  ministro Camilo Santana por não ter participado de nenhum momento da indicação da conselheira Onélia. “Isso expressa o reconhecimento do ministro Camilo em relação a competência, a autonomia da conselheira Onélia para exercer essa tarefa, de ser avaliada com isenção”.

“Só falta agora a gente dizer que uma esposa não pode acompanhar o marido. Estava o governador e a Lia, o prefeito e sua esposa. Agora o ministro é proibido de andar com a esposa? Por que não pede para o Capitão evitar de andar com a Dayany? Na minha opinião, é muita falta do que fazer, do que criticar. Todo mundo ali (no TCE) tem participação de vida pública em algum momento. Quería repelir esse tipo de pronunciamiento, porque não convém”, argumentou Guilherme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *