1º trimestre de 2025 encerra com redução de 27,2% nos roubos no Ceará

O empenho e a integração das Forças de Segurança do Estado, aliados aos constantes investimentos realizados pelo Governo do Ceará, possibilitaram a redução de 27,2% nas ocorrências de roubo em todo estado do Ceará, no primeiro trimestre de 2025. Todas as regiões do estado também registraram retração no período. É o melhor resultado do índice de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) no Ceará, em Fortaleza e na região Sul (considerando os primeiros trimestres) de toda a série histórica, iniciada em 2009.

Entre janeiro e março de 2025, o Ceará registrou 7.096 ocorrências de CVPs, ante as 9.750 contabilizadas no primeiro trimestre do ano passado. Comparativamente, foram 2.654 menos ocorrências de roubo, considerando a abrangência dos 196 municípios cearenses. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

“Agradeço às nossas Forças de Segurança pelo empenho na redução desse crime que tanto incomoda a população, como também frisar que o Governo do Ceará, através do programa Ceará contra o Crime, implanta estratégias que contribuem, e muito, para essa redução. Como são os programa Meu celular, que já devolveu mais de 6 mil aparelhos celulares, desde a sua implantação no mês de abril do ano passado; o programa Segurança no Ponto; e o programa Moto Seguro, ambos contribuindo para essa redução da criminalidade violenta no que diz respeito ao patrimônio”, comemorou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá.

Redução nos índices de CVP na Capital e RMF
Comparativamente, a redução trimestral no número de CVPs em Fortaleza foi ainda mais intensa, com -31,3%. O levantamento da Supesp aponta que, em Fortaleza, foram registrados 4.753 ocorrências de CVPs no primeiro trimestre de 2025, ou seja, 2.164 ocorrências de roubo abaixo dos 6.917 roubos registrados no mesmo período do ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *