
Após mais uma chacina em Fortaleza, dessa vez vitimando quatro pessoas, o deputado Sargento Reginauro (União) subiu à tribuna para criticar a política de Segurança Pública do Governo do Estado. De acordo com o parlamentar, o governador Elmano de Freitas “está rendido” e, depois de mais de dois anos de gestão, não tem conseguido dar a resposta que a população esperava na área.
“Mais uma chacina. Tem poucos dias que o Governo usou a imprensa para comemorar redução de índices. Comemorar redução de índices no Ceará é ridículo. Um advogado assassinado, outro baleado. Uma servidora assassinada dentro de posto na Caponga, outras quatro pessoas assassinadas”, lamentou o opositor.
Segundo ele, o governador Elmano de Freitas chegou a falar em dar uma resposta rápida para o caso, mas para ele isso não tem acontecido. “O que seria uma resposta rápida? Dois anos e meio e o que temos de efetivo até agora? O que temos é a banalização da violência no Ceará. Cabeça rolando na beira da praia. Isso é normal? Imaginem a nossa família, imaginem seus filhos”.
Para o parlamentar, parte da culpa do aumento da violência no Ceará e no Brasil teria relação com o modelo de gestão dos governos do Partido dos Trabalhadores. Ele também questionou sobre a instalação de um comitê de Segurança envolvendo todos os poderes, o que não aconteceu ainda.
“Continuar querendo dizer que quem rouba um celular é um coitadinho deu nisso. É o que está acontecendo em imagens pelo País todo. Cadê o tal comitê, meu povo? Proposta minha. Essa Casa não colocou um requerimento nem para votação. Cadê o comitê? O Pirambu está em pé de guerra. Cadê a resposta rápida? Já era esperado”, disparou.
“A resposta é a passos de tartaruga. O governador está rendido”, disse Reginauro. Ele lembrou que 300 armas desapareceram de dentro da Secretaria de Administração Penitenciária, e até o momento não foram encontradas.
Crime
“Essa Casa precisa refletir sobre isso. Aqui deputado não consegue convocar secretário, porque essa Casa ficou submissa ao Palácio da Abolição. O Governo comprando armas,colocando na mão do crime, e os criminosos tirando a vida de cidadãos cearenses com armas pagas com o seu dinheiro”.
O deputado Fernando Hugo (PSD) corroborou com o discurso de Sargento Reginauro. O parlamentar disse não ter acesso ao governador Elmano de Freitas e se posicionou como parlamentar independente. Segundo ele, as pessoas estão em pânico. “Nunca vi uma quantidade tão grande de pessoas usando antidepressivos. Nem Dante Alighieri descrevendo o inferno teria capacidade de dizer o que nos estamos passando”.