Prefeitura de Fortaleza promove seminário para fortalecer o enfrentamento à violência e ao preconceito contra a comunidade LGBTI+

Na próxima quinta-feira (15/5), a Prefeitura de Fortaleza promove o seminário Periferia não combina com LGBTI+fobia!, uma iniciativa que busca conscientizar e fortalecer o enfrentamento à violência e ao preconceito contra a comunidade LGBTI+ nas áreas periféricas da capital. O evento acontece no auditório da Escola de Gestão E-Suas (Rua Jaime Benévolo, 21 – Centro), a partir de 13h.

O seminário, promovido pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), é uma ação alusiva ao dia 17 de maio, data reconhecida como o Dia Municipal de Enfrentamento à LGBTI+fobia, instituída pela Lei nº 9.548/2009, e faz parte da Semana Janaína Dutra.

Com o objetivo de promover o diálogo com associações, coletivos e projetos que atuam nas periferias de Fortaleza, a atividade busca compreender as necessidades específicas da comunidade LGBTI+ nesses territórios. A iniciativa visa transformar entidades, educadores sociais, agentes de cidadania e coordenadores de equipamentos em agentes de enfrentamento ao preconceito e à discriminação, por meio da disseminação de informações e do fortalecimento de ações de resistência.

A programação conta com duas mesas temáticas. A primeira, intitulada Conhecendo as Políticas Públicas da Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza, apresenta as ações governamentais voltadas à proteção e promoção dos direitos da população LGBTI+, além de orientar sobre mecanismos de denúncia e defesa contra a violência e a discriminação.

Já a segunda mesa, Resistência e Orgulho nas Quebradas: Enfrentando a LGBTI+fobia nas periferias de Fortaleza, será dedicada à troca de experiências e vivências de pessoas LGBTI+ nos territórios periféricos, abordando as especificidades e os desafios enfrentados no cotidiano dessas comunidades. O objetivo é refletir sobre a necessidade de combater o preconceito desde suas raízes, em todos os espaços.

Estarão presentes no evento a travesti, multiartista, produtora cultural e representante do Coletivo Polo Trans, Stefany Mendes; a vereadora e líder do PT Fortaleza, presidenta da Comissão de Cultura, Juventude e Esporte da Câmara Municipal de Fortaleza, Mari Lacerda; e o fundador do Coletivo LGBTs Bonsucesso, cofundador da Emprega Mais Diversidade, e coordenador adjunto da Aliança Nacional LGBT no Ceará, Tiago Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *