
Presidente do Partido Liberal (PL) de Fortaleza e candidato derrotado nas eleições municipais do ano passado na Capital cearense, o deputado federal André Fernandes se reuniu na manhã desta segunda-feira (19) com a bancada bolsonarista na Câmara Municipal. O encontro teve como objetivo alinhar as pautas da oposição contra a gestão do prefeito Evandro Leitão (PT), a exemplo do que acontece com a bancada oposicionista na Assembleia Legislativa.
Além de tratar de temas da pauta local, Fernandes aproveitou para tecer comentários sobre a conjuntura estadual, visto a proximidade com o pleito eleitoral de 2026, quando teremos eleições gerais, inclusive, com disputa para o Governo do Estado e para o Senado, onde a oposição no Ceará já se articula para apresentar nomes que possam fazer frente aos quadros da base governista.
Segundo Fernandes, durante os cinco primeiro meses deste ano o prefeito de Fortaleza Evandro Leitão não teria cumprido as promessas feitas durante a campanha. E o momento, a partir de agora seria de cobranças, inclusive, de maior participação da oposição nos equipamentos públicos.
“Posso dizer que dei cinco meses, deixei durante cinco meses, o prefeito de Fortaleza trabalhar pra ver se ele cumpriria as suas promessas, mas infelizmente não cumpriu”, disse. Segundo ele, é preciso que a bancada vá às ruas da cidade mostrar o que não foi feito pela gestão. Em suas palavras, o encontro desta segunda-feira foi o “pontapé inicial” dessas ações.
O deputado, que até então era visto como alguém que se tentava se colocar como protagonista da oposição, afirmou que o momento é de deixar o ego de lado e começar a pensar no futuro do Ceará de forma mais ampla, demonstrando um pouco de maturidade política em sua ações. Em sua avaliação, “o que é melhor para o estado do Ceará é tirar o PT do poder”.
Sobre o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB), Fernandes afirmou que o tucano foi figura “importantíssima para o estado do Ceará, que tem todo o nosso respeito e que eu não tenho dúvida alguma: chegará aqui para somar e muito”. Já sobre Ciro Gomes (PDT), a quem foi crítico ferrenho, disse: “mostrou ser uma pessoa preparada e inteligente e que tem coragem também para enfrentar o Elmano”.
“Estamos dialogando e eu tenho certeza que dessa união de toda a oposição, nós teremos bons nomes para o Senado e também para o Governo do Ceará” – (André Fernandes)