O americano John Poulos, 35, enfrenta uma possível sentença de mais de 35 anos de prisão na Colômbia, sob a acusação de ter matado sua namorada , a DJ colombiana Valentina Trespalacios, de 21 anos.
O caso provocou indignação na Colômbia e atenção internacional depois que um tweet compartilhado por Poulos em dezembro em resposta a um desafio viral no Twitter ressurgiu.
Em 17 de dezembro de 2022, uma usuária do Twitter pediu aos seus seguidores que compartilhassem seu ‘primeiro encontro mais louco’, ao que Poulos respondeu com uma selfie dele e de sua namorada e respondeu: “Convidei uma colombiana para férias sem conhecê-la primeiro – agora estamos casar”.
No entanto, pouco mais de um mês depois, em 22 de janeiro de 2023, Trespalacios estava morta.
O casal namorava há quase um ano quando a DJ foi morta. Poulos viajou para Bogotá no dia 19 de janeiro e no dia seguinte mudou-a para um apartamento que alegou ter alugado por temporada na zona norte da cidade.
Pai de três filhos e divorciado, natural de Wisconsin, ele supostamente fez sexo com Trespalacios antes de espancá-la e sufocá-la até a morte no apartamento na madrugada de 22 de janeiro.
Uma câmera de vigilância perto do apartamento teria mostrado Poulos usando um carrinho de supermercado para transportar sacolas de bagagem, uma das quais continha o corpo de sua namorada enfiado, para um carro. A bolsa estava coberta com um cobertor porque a cabeça de Trespalacios estava visível.
Os relatórios da autópsia confirmam que a causa da morte foi estrangulamento e trauma contundente. Enquanto isso, Poulos tentou fugir do país indo para o Aeroporto Internacional El Dorado em 24 de janeiro, mas foi preso momentos antes de tentar embarcar em um voo para a Turquia. Ele supostamente planejava pegar um voo da Turquia para Montenegro, que não tem tratado de extradição com a Colômbia.
Ele está sob custódia desde 25 de janeiro, já que os promotores o acusam de feminicidio, cuja pena pode chegar a pelo menos 35 anos pelo assassinato.