O prefeito Sarto voltou a cobrar do Governo do Estado a conclusão de obras que estão paralisadas em Fortaleza. Durante solenidade da ordem de serviço da escola de saúde pública, o chefe do Executivo Municipal citou, por exemplo, as intervenções na Lagoa da Maraponga, trechos do Metrofor e o Acquario Ceará.
Ele afirmou, ainda, que o imbróglio sobre a Ponte dos Ingleses estava superado, visto que a Prefeitura de Fortaleza tocará toda a obra. O prefeito também voltou a destacar que a Capital faz parte do Estado e que merecia atenção por parte do Executivo Estadual.
“Se for pra falar de Ponte dos Ingleses não tem necessidade, porque eu vou fazer. Agora, se for pra falar de parceria com o sistema de transporte público, (o Governo do Estado) deixou de subsidiar. Fortaleza está tocando sozinha”, disse o gestor.
“Fortaleza pertence ao Estado do Ceará. E se for pra falar de obras paradas, tem o Aquario, a Lagoa da Maraponga, o Metrofor. A Ponte dos Ingleses estamos esperando o projeto para fazê-la”, disse.
As falas do prefeito foram feitas durante o lançamento da pedra fundamental para o início das obras da primeira Escola de Saúde Pública municipal. O projeto de implantação do equipamento de ensino e pesquisa foi apresentado pelo prefeito José Sarto, nesta segunda-feira (31) e a expectativa é que as atividades iniciem ainda este ano.
De acordo com o prefeito, a construção do espaço se complementa às diversas ações realizadas pelo município para melhorar a saúde da cidade, capacitando ainda mais os profissionais que atuam na rede. “Hoje a gente anuncia para Fortaleza a Escola de Saúde Pública que vai capacitar diversos profissionais de saúde, sendo pensada e definida com muita qualidade, modernidade, com tudo que há de inovação que virá para cá, para nos tornarmos, em um curto espaço de tempo, uma referência de educação em saúde para o Brasil”, afirmou.
O equipamento ficará localizado no local do antigo prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Praia de Iracema, que passará por obras para adequação, realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). O investimento será de aproximadamente R$ 500 mil nessas intervenções. A instituição da Escola de Saúde Pública será por meio de decreto. O equipamento contará com modernos laboratórios, salas de aula equipadas, auditórios, biblioteca especializada e espaços de convivência para estudantes e professores.