No retorno dos trabalhos da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (01), o presidente da Mesa Diretora, o deputado Evandro Leitão (PDT), enumerou algumas pautas que devem ser prioritárias do Governo do Estado neste segundo semestre. Dentre as propostas que serão encaminhadas para a Casa estão o projeto que garante gratuidade no transporte público da Região Metropolitana de Fortaleza, a criação da Agência de Fomento de Crédito e a Lei Orçamentária Anual, a LOA.
A gratuidade nos ônibus que fazem a linha metropolitana na Grande Fortaleza foi uma promessa de campanha do governador Elmano de Freitas ainda não implantada. No entanto, o chefe do Poder Executivo garante que a medida será assegurada após aprovação de mensagem a ser encaminhada para a Assembleia Legislativa.
A criação da Agência de Fomento de Crédito visa aprimorar o atendimento para micro e pequenos empreendedores do Ceará e deve contar com apoio da Assembleia Legislativa. Evandro Leitão citou, por exemplo, que a Casa possui a Sala do Empreendedor, que já atendeu mais de 800 pessoas neste ano.
Já a Lei Orçamentária Anual, a LOA, será a primeira do Governo Elmano de Freitas para 2024, e versará sobre as despesas e receitas do Poder Executivo para o próximo ano. Ainda de acordo com Evandro Leitão, a Assembleia dará continuidade ao processo de auxílio às cozinhas comunitárias.
O Conselho de Altos Estudos da Assembleia já realizou o mapeamento da realidade da cozinhas e o processo licitatório está em fase de aquisição de 300 kits de cozinha, para segundo Leitão, ampliar a chegada do programa “Ceará sem Fome”.
Ideologias
No próximo sábado (05), a Procuradoria Especial da Mulher realizará a primeira edição da Marcha em Defesa da Mulher, onde deve apresentar uma espécie de manifesto contra o feminicídio no Ceará, que somentes neste ano já vitimou 68 mulheres. Já em novembro, o Legislativo cearense será responsável pela organização de encontro da Unale, a União dos legislativos de todo o Brasil.
“Esperamos que tenhamos um segundo semestre ainda melhor que o primeiro, sempre pautados pelo respeito entre os colegas deputados, entre diferentes pensamientos e ideologías que temos neste parlamento. Temos que trabalhar e trabalhar. A população não quer mais, entendo eu, discussões que não levam a nada. A população espera de nós resultados. E ao longo do primeiro semestre isso foi mostrado. Esperamos que o segundo seja melhor”, disse Leitão.